Documentário Botes do Rio Grande tem lançamento nos 42 anos da FURG

Apresentação pública da canoa Tradição foi cancelada devido à previsão de mau tempo

A programação de aniversário da FURG terá na terça-feira, 16, o lançamento do documentário Botes do Rio Grande. Será no CCmar, com exibição do vídeo e palestra do pré-lançamento do livro Lembranças de minha infância no Estaleiro de Vô Estevam, da professora aposentada da FURG Maria de Lourdes da Rocha Piragine. A palestra inicia às 15h45min, seguida da exibição do documentário.

O documentário faz parte do projeto Construção Naval Tradicional do Rio Grande no Século XX, que tem por objetivo promover o resgate e o registro da cultura náutica na região. As gravações iniciaram em março, baseadas em dois focos: apresentar as etapas de construção de um bote de madeira do início do século 20 por dez jovens aprendizes do estaleiro-escola do CCMar, sob orientação do professor e mestre naval José Orlando Vernetti; e promover um resgate histórico com os primeiros construtores navais dos municípios de São José do Norte, São Lourenço do Sul, Pelotas e Rio Grande (Ilhas da Torotama e dos Marinheiros).

A apresentação da Canoa Tradição, reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio naval nacional e que seria na próxima segunda-feira, 15, foi cancelada. A previsão de mau tempo no Rio Grande entre segunda e quarta-feira determinou o cancelamento da atividade, que seria realizada na Doca do Mercado Público Municipal, às 10h.

 

Galeria

Assunto: Arquivo