Campus de Santa Vitória: escritura da área é assinada

O reitor da Universidade Federal do Rio Grande FURG, João Carlos Brahm Cousin, e o prefeito de Santa Vitória do Palmar, Eduardo Morrone, assinaram na terça-feira, 19, a escritura da área do Campus de Santa Vitória do Palmar, oficializando a doação dos seis hectares pela prefeitura para a FURG. A assinatura ocorreu no Campus de Santa Vitória, na presença de autoridades, professores e alunos.

Para o reitor João Carlos Cousin, esse é mais um passo na consolidação da expansão da Universidade fora do campus sede e a prova de que a educação transforma pessoas, uma comunidade e uma nação. É uma realização nossa viver esse tempo, em que conseguimos ver a realidade, ver que não é conversa, não é um sonho, a FURG presente em outras cidades, afirmou.

O bem está avaliado em mais de R$ 160 mil, entre o terreno e a área construída, onde funcionava a antiga Escola Agrotécnica. Desde a doação da área pela prefeitura em 2009, o terreno foi totalmente delimitado com cerca e o prédio principal passou por obras de recuperação e foi equipado para abrigar salas de aula, biblioteca, espaço de convivência com cantina, sala de professores e laboratório de informática, entre outros espaços.

O papel da FURG no município foi destacado pelo prefeito Morrone, que vive a expectativa do início da segunda turma do curso de Pedagogia a distância, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil. Nessa edição, o curso vai permitir, em quatro anos, a inserção de professores com magistério da rede municipal de educação no piso salarial nacional recentemente implantado em Santa Vitória. A implantação do piso, utilizando o Fundeb, é um esforço do município e a FURG é um parceiro para regularizar a situação dos professores que, com ensino superior, estarão inseridos nessa nova realidade.

De Rio Grande, acompanharam a assinatura a pró-reitora de Graduação Cleuza Maria Sobral Dias, além dos pró-reitores de Infraestrutura Guilherme Lerch Lunardi e de Planejamento e Administração Mozart Tavares Martins Filho; da diretora do Instituto de Ciências Humanas e da Informação Adriana Kivanski de Senna, da chefe de Gabinete Maria Rozana Rodrigues de Almeida e da prefeita dos Campi Elenise Rickes. O secretário de Cultura Esporte e Turismo de Santa Vitória, Kininho Dornelles, também foi presença. Pela equipe da FURG em Santa Vitória do Palmar, participaram o coordenador do curso de Turismo Binacional Michel Constantino Figueira e as professoras Juliana Niehues Golçalves e Lígia Dalchiavon.

Mesmo em período de férias, os acadêmicos de Turismo Binacional Michela Dornelles, Lautéria van Ommeren, Tainara Paes Boladilha, Thamires Foletto Fiúza e Sandro Alex Fagundes, prestigiaram o evento e tiveram a oportunidade de contar suas experiências no campus. Todos destacaram a qualidade do curso e a oportunidade de ingressar no ensino superior sem sair da cidade. Do grupo, apenas Thamires deixou a cidade de Arroio do Tigre para realizar o sonho de cursar Turismo.

 

Galeria

Grupo de alunos que prestigiou evento

Grupo de alunos que prestigiou evento

Assunto: Arquivo