Antidrogas: FURG dá início a cursos de capacitação de profissionais

O Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (Cenpre/FURG) promove a partir de quinta-feira (21) o Curso de Atualização sobre Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional em Crack e outras Drogas para Agentes Comunitários de Saúde e Redutores de Danos, Agentes Sociais Profissionais que Atuam nos Consultórios de Rua. A modalidade é presencial com carga horária de 60 horas. A turma terá 60 alunos. A coordenação do Curso será da doutora em Enfermagem, Ceres Braga Arejano

Na primeira semana, o Curso será realizado no anfiteatro da Área Acadêmica do HU, local onde haverá a abertura do evento, às 8h30min. A partir da segunda semana, na Ala Azul do Hospital.

O objetivo é qualificar agentes comunitários de saúde, redutores de danos, agentes sociais e profissionais que atuam nos consultórios de rua para utilizarem a Intervenção Breve (IB) e o Aconselhamento Motivacional como estratégias para mudança de comportamento do paciente. O Curso ocorrerá às quintas-feiras, de 21 de julho a 25 de agosto, das 8h às 12h30min e das 13h30min às 19h. Serão emitidos atestados de conclusão aos participantes que frequentarem 75% das atividades propostas e obtiverem nota final igual ou superior a 6 pontos.

As inscrições deverão ser realizadas através do preenchimento da ficha de inscrição (no arquivo abaixo) e envio para Fernando Amarante Silva - Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr - Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (Cenpre) - Ala Azul. O endereço é rua Visconde de Paranaguá, 102 - CEP 96.200-190 - Rio Grande - RS.

Início

A FURG está entre as 49 universidades federais e estaduais do país com projetos aprovados para atuarem como Centros Regionais de Referência em Crack e Outras Drogas (CRR). O reitor João Carlos Brahm Cousin e o diretor do Cenpre, professor Fernando Amarante Silva, participaram no mês de fevereiro deste ano, em Brasília, do seminário que deu início à implantação dos Centros. Aberto pela presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, o seminário reuniu reitores e representantes das universidades envolvidas.

Os recursos que a FURG receberá para quatro cursos serão de R$ 300 mil, do Fundo Nacional Antidrogas (Funad) para capacitação de profissionais, a partir de convênio com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), ligada ao Ministério da Justiça. Em todo país, ao final de 12 meses, os centros formarão 14,7 mil profissionais, em 844 municípios de 19 estados do país.

Arquivos

Ficha de inscrição e programação do curso

 

Assunto: Arquivo