Instalação artística vai receber visitantes durante o 1º Sintec

O Seminário Internacional de Educação em Ciências (Sintec) contará com uma obra artística instalada no saguão do Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec) na FURG. Em parceira com a Escola de Engenharia (EE), em um projeto desenvolvido pelo professor e arquiteto Eduardo Rocha, será elaborada uma instalação fotográfica a partir de produção coletiva.

Os integrantes do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (Nuepec) foram desafiados pelo artista a responder a pergunta O que é ciência, afinal?*, a partir de uma imagem. Com esse coletivo de representações, Rocha elaborou uma intervenção fotográfica que vai envolver arte e ciência em uma instalação.

A comunidade universitária está convidada a visitar a obra no saguão do Cidec durante o período de realização do 1º Sintec, de 13 a 15 de julho. A imagem é suporte para vivências. Através dela nos comunicamos, atuamos e pensamos. A união de recortes de imagens selecionadas pelos integrantes do Nuepec, no 1º Sintec, sob a temática de O que é a ciência? possibilitará ao observador apreender as inúmeras vivências imagéticas do que para o grupo é a imagem da ciência.

De acordo com o artista Eduardo Rocha, professor da Escola de Engenharia:

A montagem do trabalho tem o propósito de criar perceptos fazem parte do mundo da arte. O que são perceptos? Porque usar essa palavra estranha em vez de percepção? Porque perceptos não são percepções. O que é que busca um homem das letras, um escritor ou um romancista? Ele quer poder construir conjuntos de percepções e sensações que vão além daqueles que as sentem. O percepto é isso. É um conjunto de sensações e percepções que vai além daquele que sente. De certa forma um percepto torce os nervos.

Não há perceptos sem afectos. Os afectos são os devires que transbordam daquele que passa por eles, que excedem as forças daquele que passa por eles. O afecto é isso. Convidamos o público a observar os detalhes da ciência nas imagens cotidianas dos componentes do grupo, para em seguida pensar sobre ele. O que suporta esta imagem? O que nos faz pensar?

 

Assunto: Arquivo