A Estação de Apoio Antártico (Esantar) da Universidade Federal do Rio Grande FURG realizou no domingo, 3, mais uma tarefa de apoio às operações na Antártida. Trata-se do 9° voo de apoio à 29ª Operação Antártica (Operantar), dentro do Programa Antártico Brasileiro. Trinta e cinco pessoas integram o vôo, incluindo equipes da Força Aérea Brasileira e Marinha do Brasil, parlamentares e técnicos.
Vindo de Brasília, após a escala no nosso estado, o voo seguiu para Punta Arenas, no extremo sul do Chile, para dali cruzar a passagem de Drake e chegar ao continente gelado. A equipe da Esantar recebeu o grupo no aeroporto internacional de Pelotas, levando conjuntos de roupas (andaina) para cada tripulante, com as quais enfrentarão o frio naquele continente.
Nos próximos meses, começa a 30ª Operação do Proantar. A Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Secirm) da Marinha do Brasil e a Esantar já estão trabalhando na logística dessa nova empreitada científica do Brasil na Antártida.