Houve palestra, lançamento de livro e apresentação de trabalhos científicos
Professoras doutoras da Escola de Enfermagem (EEnf) da FURG, incluindo uma palestrante, estiveram no 16º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem (Senpe), que ocorreu de 19 a 22 de junho, na Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande (MS). A promoção foi da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), e a realização da seção MS da entidade.
Com o tema "A Complexidade e a Religação de Saberes Interdisciplinares: Contribuição do Pensamento de Edgar Morin", a professora doutora Silvana Sidney Costa Santos realizou a palestra que finalizou o evento. A docente explicou que toda a construção teórica implica a história de vida de quem a construiu, a partir dos seus pensamentos, percepções, interpretações e compreensões da realidade.
Destacou que a complexidade visa a mover, conjugar e articular os diversos saberes compartimentados nos mais variados campos de conhecimento, sem perder a essência e a particularidade de cada fenômeno. Para ela, a complexidade e a ligação dos saberes podem ser alcançadas por meio de três princípios básicos: o dialógico, que tem como objetivo unir conhecimentos contrários; o recursivo, que considera que os produtos e os efeitos são ao mesmo tempo causas e produtores daquilo que os produziu; e o hologramático, que defende que não apenas a parte está no todo, mas que o todo está na parte.
A professora doutora Helena Heidtmann Vaghetti, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf), participou do lançamento do livro Enfermagem - História de uma Profissão, do qual contribuiu com três capítulos, além de ter feito apresentação oral de trabalho científico. A professora doutora Dirce Stein Backes lançou o livro As Multifaces do Empreendedorismo na Enfermagem Brasileira, bem como apresentou trabalhos científicos e participou de coordenação de mesa.