Proposta nova metodologia para avaliação acadêmica em SAP

Entre as iniciativas proposta pelo Grupo PET/FURG-SAP, destaca-se o Subprograma para a Recepção, Adaptação e Acompanhamento dos Alunos do Campo, que teve início em março com a Acolhida Cidadã e tem prosseguido com as oficinas de apoio acadêmico, entre outras ações. Esse subprograma, cuja finalidade é o recebimento e o acompanhamento acadêmico sistemático dos calouros procedentes do campo, visa também ao estudo do perfil socioeconômico e a análise da evolução acadêmica, buscando uma avaliação dos índices de aprovação, bem como as fragilidades existentes.

Para isso, foi necessário o desenvolvimento de uma metodologia própria de modo a permitir o monitoramento da evolução dos alunos oriundos da área rural no curso de Engenharia Agroindustrial no Campus FURG-SAP. A metodologia resultou num esforço conjunto do Grupo PET/FURG-SAP e do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).

Segundo o professor Antônio Valente, tutor do PET/FURG-SAP, os procedimentos sugeridos resultaram de uma ampla discussão com participação da assistente social Regina Baldissera e da pedagoga Tatiane Goudinho, ambas do NAE, e da petiana Camila Nunes da Silva, que será a responsável pela coleta de dados para a implementação da metodologia. A proposta deverá ser testada a partir do segundo semestre deste ano para aplicação definitiva em 2012.

De início, o objetivo é acompanhar os alunos oriundos do campo, mas a partir do próximo ano é possível que sua aplicação seja ampliada para todos os alunos do Campus SAP. Para os Cursos de Engenharia Agroindustrial serão priorizadas as análises nas áreas de Cálculo, Física e Química, identificando fragilidades que possam ser superadas ainda durante o andamento das disciplinas.

Serão oferecidos nivelamentos no início do semestre, plantões acadêmicos de apoio às disciplinas com a participação dos petianos e monitores sob a orientação de um professor tutor, levantamento do perfil pedagógico dos alunos pelo NAE, pré-diagnóstico pedagógico do estudante, avaliação das notas nas disciplinas e avaliação pedagógica final.

 

Assunto: Arquivo