FURG acorda intercâmbios na Coréia do Sul

Instituição também projeta ensino técnico profissionalizante para a área naval

Integrando a missão governamental, institucional e empresarial do Rio Grande do Sul à Coréia do Sul, o reitor da Universidade Federal do Rio Grande FURG, João Carlos Brahm Cousin, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Danilo Giroldo, firmaram parcerias para possibilitar o intercâmbio de estudantes da Universidade naquele país. Um dos contatos, realizado com a empresa brasileira Odebrecht, possibilitará estágios de estudantes da FURG na área de construção naval, nas ações empreendidas pela empresa no Estaleiro de Daewoo. Atualmente a Odebrecht atua na construção de quatro navios até 2012 em Daewoo e com a cooperação, os estudantes da FURG terão contato direto com a equipe de engenheiros da empresa.

Os representantes da FURG visitaram os estaleiros de Daewoo e da Samsung, ambos com encomendas de empresas brasileiras, onde foi possível ter contato com empreendimentos navais de alta complexidade, suportada por setores muito bem estruturados de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica.

Outra novidade é a possibilidade de ensino técnico-profissionalizante na FURG a partir de modelo de escola pública coreana voltada para a área naval, que utiliza equipamentos didáticos de alto nível tecnológico. Para isso, ficou acertado com o secretário da Educação do RS, José Clóvis Azevedo, que também integra a missão, uma visita à FURG para definir os detalhes do projeto, que pretende responder à necessidade de formação de mão-de-obra qualificada para o setor, observada no Rio Grande do Sul. Após a visita, a proposta deverá ser levada ao Ministério da Educação.

De 31 de maio a 03 de junho, os representantes da FURG participaram de visitas a escolas de ensino fundamental e médio, universidades, empresas e institutos de pesquisa, o que proporcionou momentos de reflexão conjunta com empresários, acadêmicos e integrantes dos poderes executivo e legislativo do Rio Grande do Sul. Para o reitor e o pró-reitor, a participação da FURG na missão do Governo do Estado do Rio Grande do Sul caracterizou-se como um período de intenso contato com o sistema educacional, científico, tecnológico e empresarial da Coréia do Sul.

A principal lição que a viagem proporcionou aos gestores é a certeza que o desenvolvimento da Coréia do Sul, um dos países mais pobres da Ásia na década de 60 e que hoje lidera tecnologicamente o mundo em diversos setores, se deu com investimento em educação de qualidade para todos e em desenvolvimento tecnológico. Além disso, os representantes da FURG relataram um país extremamente agradável, com um povo feliz e hospitaleiro e que acolheu muito bem a delegação do Rio Grande do Sul.

Outras possibilidades de cooperação foram estabelecidas e serão viabilizadas no mais curto período de tempo possível. O resultado de cada visita será apresentado em breve pelos representantes da FURG aos Conselhos Superiores e à comunidade universitária.

PORTUGAL Depois da viagem à Coréia do Sul, o reitor João Carlos Brahm Cousin e o pró-reitor Danilo Giroldo participam do 21º Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (Aulp), com o tema Novas formas de cooperação - espaços de convergência nos países lusófonos. De 06 a 09 de junho, no Instituto Politécnico de Bragança, as discussões serão em torno da mobilidade acadêmica (modalidades e programas de financiamento), graus acadêmicos (creditação e múltipla titulação), investigação científica (modalidades de cooperação e programas de financiamento) e transferência de conhecimento (parques tecnológicos, incubadoras e empreendedorismo). A programação inclui ainda Seminário e Assembléia Geral da Associação do Ensino Superior em Ciências Agrárias dos Países de Língua Portuguesa (Assesca-PLP) e Feira de Cooperação.

 

Galeria

Reitor Cousin, embaixador do Brasil na Coréia do Sul, Edmundo Fujita, e governador Tarso Genro

Reitor Cousin, embaixador do Brasil na Coréia do Sul, Edmundo Fujita, e governador Tarso Genro

Assunto: Arquivo