Reuniões do Conselho de Saúde têm a presença de residentes

Integrantes do Programa de Residência Multiprofissional da FURG têm participado das reuniões do Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizadas na segunda quinta-feira de cada mês, das 17h às 20h30min, no Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar). Além de possibilitar compreender em maior profundidade as questões relacionadas à gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no município e ampliar conhecimentos sobre a saúde pública, a participação como ouvinte no CMS proporcionou ainda a experiência de organização da etapa municipal da 14a Conferência Nacional de Saúde.

A participação dos residentes ocorre desde agosto de 2010, com o início das atividades na Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Participam profissionais das áreas de Enfermagem, Educação física e Psicologia.

As conferências de saúde são realizadas a cada quatro anos, são espaços importantes de reunião entre trabalhadores da saúde e os usuários do SUS, com a finalidade de analisar, avaliar e deliberar sobre a política de saúde para melhorias na saúde pública e consolidação do SUS. O tema da conferência de saúde que será realizada este ano é "Todos Usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro". Os eixos, para contemplar esse complexo tema são: Acesso e Acolhimento com Qualidade; SUS na Seguridade Social; Participação Popular no SUS; Gestão (financiamento, formação, público X privado, pacto pela saúde, etc).

A primeira parte da 6a Conferência Municipal de Saúde consiste de várias pré-conferências, momento de debate sobre os problemas de saúde de cada localidade, de apresentação do tema e eixos que serão discutidos e de eleição de delegados. As pré-conferências tiveram início no dia 21 de maio e terminam no dia 16 de junho. A segunda parte está prevista para os dias 1o e 2 de julho, no CCMar. Será uma grande plenária para aprofundar a discussão e apresentação de propostas.

Apenas os delegados eleitos nas pré-conferências podem votar, mas a participação é irrestrita. Toda a população interessada no assunto pode comparecer.

A Conferência Estadual de Saúde ocorrerá no município de Tramandaí, entre os dias 1o e 4 de setembro. A Conferência Nacional de Saúde será em Brasília, de 30 novembro a 4 dezembro.

 

Assunto: Arquivo