FURG sedia evento sobre Mobilização da Indústria Gaúcha para o setor de Petróleo e Gás Natural

Cerca de 80 empresários e acadêmicos estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 01, na Universidade Federal do Rio Grande FURG para evento promovido no âmbito do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (Prominp). A manhã de palestras, denominada Mobilização da Indústria Gaúcha para o setor de Petróleo e Gás, foi promovida pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Petrobras, Caixa Econômica Federal e Ministério de Minas e Energia/Governo Federal, FURG e Centro de Indústrias do Rio Grande (Cirg).

O evento teve por objetivo intensificar a participação da indústria gaúcha no setor de Petróleo e Gás Natural apresentando aos participantes iniciativas como o cadastro de fornecedores da Petrobras, financiamentos e oportunidades. Um dos destaques foi o Portal Progredir, que busca facilitar a oferta de crédito em volume e condições que favoreçam a ampliação da base e o crescimento sustentável da cadeia de fornecedores da Petrobras.

O Portal já está funcionando em projeto piloto e terá lançamento nacional pelo presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, no próximo dia 06 de junho, com assinatura de contratos com os seis maiores bancos nacionais (Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Caixa Econômica Federal, HSBC e Itaú Unibanco).

Foram palestrantes o representante da coordenação executiva do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (Prominp), do Ministério de Minas e Energia, Guilherme Romaneli; o representante da Gerência de Materiais da Petrobras, Eliel Martins da Costa Júnior; e o gerente regional de Negócios da Superintendência Petrobras/BNDES da Caixa Federal, Luiz Fernando Vasquez Romero.

Também participaram do evento o reitor em exercício da FURG Ernesto Luiz Casares Pinto; o representante do escritório de petróleo e gás da Fiergs Daniel Bittencourt; e o presidente do Centro de Indústrias do Rio Grande Paulo Edison Mello Pinto. A abertura foi realizada pelo reitor em exercício que, em nome do Fórum Regional do Prominp Rio Grande, sediado na FURG, saudou a presença de todos, ressaltando que eventos como esse são uma grande oportunidade para as empresas de Rio Grande e região buscarem uma inserção competitiva no processo de desenvolvimento que está ocorrendo no setor de óleo e gás.

O evento contou com a participação de representantes da Secretaria do Desenvolvimento de Promoção do Investimento do Governo do Estado, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Pelotas e da Secretaria de Planejamento do Rio Grande, Sebrae, Senai, Distrito Industrial do Rio Grande, Instituto Federal do Rio Grande do Sul-Campus Rio Grande e Instituto Federal Sul-Grandense-Campus Pelotas. O mesmo evento foi realizado na terça-feira, 31, na sede da Fiergs, em Porto Alegre.

 

Galeria

Assunto: Arquivo