Docentes do ILA representam a FURG em congresso na Espanha

A Universidade Federal do Rio Grande - FURG estará representada no 16º Congresso Internacional da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (Alfal), a realizar-se na Universidad de Alcalá de Henares, em Madri, Espanha, de 6 a 9 de junho. Estarão presentes no evento os professores doutores Maria Cristina Freitas Brisolara, Maria da Graça Carvalho do Amaral, Maria Josefina Israel Semino López, Oscar Luiz Brisolara e Tatiana Schwochow Pimpão, do Instituto de Letras e Artes da Universidade.

O congresso reúne linguistas de todo o mundo, com o objetivo comum de investigar os fenômenos linguísticos do espanhol, do português e das línguas indo-americanas. No evento, os linguistas divulgam resultados de suas pesquisas; discutem novas tendências teórico-metodológicas de disciplinas que se ocupam dos sistemas linguísticos; trocam opiniões sobre políticas linguísticas; analisam fenômenos produzidos pelos contatos linguísticos entre os povos, considerando a repercussão da globalização nas línguas; estabelecem pontes entre os avanços da linguística e do ensino de línguas, enfim, tratam das múltlipas dimensões da linguagem.

Os docentes apresentarão resultados de suas pesquisas, através de trabalhos sob os títulos: A aquisição do léxico no ensino do espanhol instrumental numa perspectiva ecológica: o caso da geografia, da professora Maria da Graça Carvalho do Amaral; Las interferencias de brasileños y portugueses en situación de contacto formal con el español, da professora Maria Josefina Israel Semino López; A variável escolaridade e o emprego variável do modo subjuntivo, da professora Tatiana Schwochow Pimpão.

Os professores Oscar Luiz Brisolara e Maria Cristina Freitas Brisolara, coordenadores do projeto de pesquisa Estudo da mitologia kaingang e sua influência na cultura do sul do Brasil estarão acompanhados de quatro bolsistas voluntárias, alunas de graduação e pós-graduação do Curso de Letras, participantes do projeto: Bruna Cipolatti Lopes, Caroline de Almeida Delgado, Ema Helena Pontes Torino e Josiane Porto da Rosa. O grupo apresentará, em sessões coordenadas, os trabalhos As relações sujeito-predicado-objeto na voz média: uma aproximação entre o idioma indígena kaingang e a língua portuguesa e Lenda da Araucária e da Gralha Azul: uma abordagem semiolinguística da narrativa kaingang.

 

Assunto: Arquivo