Encontro de Pesquisadores discute indicadores de pesquisa na FURG

Cerca de 200 pesquisadores participaram do 9º Encontro de Grupos de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande-FURG, realizado na tarde de segunda-feira, 11, no Cidec-Sul. O evento serviu para discutir a pesquisa na FURG e subsidiar a próxima edição da Mostra de Produção Universitária MPU 2011.

Durante palestra do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Danilo Giroldo, foram conhecidos os indicadores de pesquisa da FURG. A expectativa maior, segundo o pró-reitor, está no aumento no número de bolsas ainda em 2011. Ficou acertada a realização de um conjunto de reuniões por grande área de pesquisa, em preparação para o 10º Encontro de Pesquisadores na próxima MPU. O detalhamento dessas reuniões será feito pelo Comitê Científico. Outra novidade apresentada pelo pró-reitor é a elaboração do Catálogo de Pesquisa de FURG, com os principais indicadores e os grupos de pesquisa.

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul-Fapergs Rodrigo Costa Mattos foi o segundo palestrante da tarde. Ele abordou os programas atuais da Fapergs e as perspectivas futuras, com destaque para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Probiti e o Doutor na Empresa, programa que prevê a inserção de doutores nas empresas gaúchas. A principal dificuldade da instituição ainda é a conscientização dos governantes em relação ao repasse de 1,5% do orçamento estadual, garantido na Constituição Federal. Cada real investido em pesquisa representa três reais de aumento no PIB em três anos ou 10 reais em 10 anos, reforçou.

 

Galeria

Assunto: Arquivo