Museu da Comunicação comemora 10 anos

O Museu da Comunicação Rodolfo Martensen, da FURG, comemora hoje, 6 de abril, 10 anos de exposição da história dos veículos de comunicação de Rio Grande e região. Jornais, revistas, televisão, rádios e meios de difusão musical, além de meios de comunicação como o telefone, fazem parte do acerto formado a partir dos primeiros equipamentos da emissora de rádio educativa da FURG e doações da comunidade.

Hoje, o museu possui acervo de mais de 11 mil discos de vinil (LPs) e 78 RPM, 55 rádios antigos, eletrolas, câmeras fotográficas de várias épocas, telefones, toca-discos, microfones e gravadores. Entre as peças mais antigas e raras estão um Fonógrafo de Edison, de mais de 100 anos, do acervo do Colégio Lemos Júnior; um gramofone de 1910 e um rádio General Electric, modelo Capelinha dos anos 30; além de um bem-conservado gravador magnético de fio de arame, marca Webster, dos anos 40.

A história das rádios locais está registrada através de equipamentos usados em seus primeiros anos. E na área musical, um disco original, numerado, de 1917, da Casa Edison, com a primeira gravação do samba Pelo Telefone, o primeiro gravado no Brasil.

As comemorações da primeira década do Museu da Comunicação se estenderão pelo ano e começarão com abertura de exposição 10 Anos, na próxima segunda-feira às 9h. O Museu também estará presente com parte de seu acervo na 13ª Festa do Mar, relembrando através de fotografias inéditas a primeira edição da Festa do Mar, realizada 50 anos atrás.

 

Assunto: Arquivo