Neste sábado é o Dia do Bibliotecário

Neste sábado (12) é comemorado o Dia do Bibliotecário. A função do bibliotecário é usar técnicas e estratégias para organizar, classificar, catalogar e definir quais obras serão compradas para a atualização dos acervos. O profissional de Biblioteconomia pode ser bem definido como sendo aquele que faz a ponte entre o conhecimento armazenado nas mais diferentes tipos de mídia: livros, DVDs, CDs e revistas, entre outros, e a sociedade que precisa e quer consumir esse conhecimento.

Também é responsável por implementar, organizar, fazer cadastros e manter sistemas de informação (programas) sobre o acervo e controlar, assim, os empréstimos e a entrada e saída de material. Na FURG, o curso de Biblioteconomia foi criado em 1974, sob a orientação da professora Athenea Felistoffa Gallo. O reconhecimento legal ocorreu em 1978. Atualmente, o curso conta com 40 vagas anuais que são ofertadas para o período da manhã.

O complexo de bibliotecas da FURG tem recebido investimentos não só para atender bem aos usuários, mas também possibilitar o melhor trabalho aos bibliotecários. Devido à falta de profissionais de biblioteconomia, há uma grande oferta de empregos no país, principalmente em órgãos públicos e nas bibliotecas das faculdades particulares. Com a expansão da quantidade de ONGs e centros comunitários há novas vagas também sendo abertas neste tipo de organização.

Homenagem

O Dia do Bibliotecário é comemorado em 12 de março em homenagem à data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre. O Decreto 84.631, de 1980, foi assinado pelo então presidente da República, João Figueiredo.

Em 1906, depois de finalizar seu curso de Engenharia, Tigre foi fazer um aperfeiçoamento em eletricidade nos Estados Unidos. Lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que o deixou interessado pela profissão. Aos 33 anos, ele foi trabalhar com biblioteconomia.

Ficou em primeiro lugar no concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Entre 1945 e 1947, trabalhou na Biblioteca Nacional e depois assumiu a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil.

 

Assunto: Arquivo