Secretaria e Universidades juntas na formação de professores

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e as Universidades gaúchas vão se unir para qualificar os professores da rede pública de ensino. A ação conjunta foi definida em reunião neste sábado, durante a interiorização do governo do Estado no município de Piratini. No CTG 20 de Setembro, coordenadores regionais de educação, diretores, professores, representantes do Cpers Sindicato e reitores assistiram à exposição dos planos da Seduc para o setor.

Uma das ênfases, que deve permear as ações de qualificação do quadro de professores, acontecerá com as universidades gaúchas, em programas de formação continuada. O reitor da Universidade Federal do Rio Grande FURG João Carlos Brahm Cousin, presente à reunião, disse que a FURG já mantém programas de formação continuada, mas espera ampliar a parceria com o governo do Estado para melhorar a capacitação dos professores. A Universidade está pronta a trabalhar em parceria com o governo e as escolas para qualificar o ensino básico e médio, disse Cousin.

O secretário estadual da Educação José Clóvis de Azevedo ressaltou a necessidade de uma formação mais humana nas escolas e anunciou verbas para várias instituições escolares da região - três de Rio Grande e uma de São José do Norte. Disse que a população não pergunta se a escola é municipal ou estadual: quer escola pública de qualidade. Apontou a Universidade como parceiro fundamental no que chamou de esforço diferenciado para que o conhecimento acumulado na universidade possa ser apropriado pela escola, entrar na escola realmente.

Para isto, o secretário entende que é preciso mudar a lógica da escola, da valorização profissional, qualificar a gestão escolar e da Seduc. Lembrou as novas tecnologias, que exigem transformação total da antiga escola, para não repetir velhos métodos que não mais interessam ao aluno. Fazer a busca do conhecimento novo; a transformação do professor num pesquisador, motivado pela busca do conhecimento, disse o secretário, que pretende incentivar a qualificação profissional, para que o professor também incentive o estudante a desenvolver a própria capacidade criativa.

O diretor pedagógico da Secretaria de Educação, prof. Silvio Rocha, explanou a seguir um plano inicial para qualificação e capacitação dos professores. Este plano, no entanto, não está fechado. Será enviado a todas as Coordenadorias Regionais de Educação para discussão e análise da categoria e instituições. Para o reitor da FURG, a reunião foi muito proveitosa, pois a ação foi realizada nos primeiros dias de governo, reunindo um número muito grande de profissionais e gestores da educação. Cousin salientou que este é um momento especial para o resgate de uma educação de qualidade no Rio Grande do Sul e que as Universidades certamente serão parceiras nesta ação estadual.

GOVERNO O reitor João Carlos Cousin participou também em Piratini da reunião sobre desenvolvimento regional, com prefeitos da Metade Sul gaúcha, secretários e o vice-governador Beto Grill. Tratou de vários temas com o governo do Estado, apresentou projetos da FURG e acertou visitas das autoridades à Universidade, que hoje tem campus não só em Rio Grande, mas também nos municípios de São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar e Santo Antonio da Patrulha.

Vários prefeitos presentes reafirmaram a importância das parcerias com a Instituição, em especial citaram a Rede de Pontos de Cultura, a qual levará em dois anos quase três milhões de reais a pequenos municípios, através de ações de cultura. A FURG é a primeira universidade do Brasil a coordenar uma Rede de Pontos de Cultura.

 

Galeria

Reitor com Ciro Simoni, secretário da Saúde

Reitor com Ciro Simoni, secretário da Saúde

Assunto: Arquivo