NTI desenvolve Sistema de Inteligência da FURG

Nova ação mostra forma de trabalho do antigo CPD, que se preocupa com a autogestão informacional das unidades

O Núcleo de Tecnologia da Informação NTI da FURG apresentou em dezembro à Reitoria o novo Sistema de Inteligência, que vai armazenar e integrar todas as informações da Universidade. Estas informações são originárias de sistemas já existentes, que podem ser agrupadas e cruzadas através da nova ferramenta, cuja entrada em operação definitiva ocorrerá em janeiro de 2011.

Pelo sistema, a comunidade em geral poderá buscar os grandes números da FURG (estudantes, docentes ou técnicos, quantidade de cursos em todos os níveis, área construída, atendimentos no HU e bibliotecas, etc). A comunidade acadêmica, de acordo com suas necessidades, poderá acessar ou cruzar outras informações disponíveis para o desenvolvimento das atividades na Instituição.

Para o diretor do NTI, Marco Antonio Carou Leandro, este sistema vai facilitar muito o trabalho de todos os setores, pois anteriormente poucos sabiam com exatidão os números da FURG, necessários para desenvolvimento de projetos e programas. Leandro diz que este trabalho foi feito em tempo recorde começou em agosto de 2010 e era uma promessa do núcleo ao reitor João Carlos Brahm Cousin, de entregar até dezembro. A equipe de desenvolvimento foi o Analista Alexandre Schlottgen e o graduando em Engenharia Rafael Florentino de Oliveira, com apoio do NTI.

Esta ferramenta, diz o diretor, dá condições ao administrador de organizar todo o seu trabalho com base em números reais. O NTI e a Pró-reitoria de Administração e Planejamento Proplad, estão fazendo uma análise e fechamento das informações hoje existentes, para que o sistema trabalhe com informações exatas.

Hoje, a FURG tem 85 páginas dentro dos parâmetros oferecidos pelo NTI (além de outras, que não usam os mesmos moldes). Também foram desenvolvidos diferentes sistemas específicos para unidades, como o Sistema de Bibliotecas, Comunicação Social, Pós-graduação e outros. Todas as informações destes sistemas agora serão reagrupadas e estarão disponíveis no Sistema de Inteligência. Será possível ainda, nesse sistema, conhecer a história da Universidade, pois foram incluídas informações desde 1969, ano de criação da FURG.

Conforme o diretor do NTI, o grande papel do núcleo, atualmente, é de desenvolver sistemas de informação e gestão, para que as diferentes unidades da FURG possam desenvolver seu trabalho sem a dependência do NTI. A equipe de 22 pessoas se divide para atender três pontos básicos: Rede Nacional de Pesquisa, manutenção de equipamentos e desenvolvimento de sistemas.

Hoje, a FURG tem quatro mil equipamentos conectados à RNP, com conexão via fibra ótica para Porto Alegre. Há pouco tempo, esta rede passou de velocidade 34Mb para 155Mb. A defasagem que havia na saída de informações da FURG para o mundo pode ser medida pelo fato de que, logo após a mudança, o patamar de acessos já chegou a 70Mb. Agora, com a abertura, houve grande alívio na transmissão.

Nossos sistemas, além de mais baratos, ficam mais sob controle da própria Universidade, afirma o diretor do NTI. Ele diz que os sistemas estão totalmente integrados e de acordo com a filosofia da FURG. Se fossem desenvolvidos por empresas contratadas ou outras instituições, teríamos que nos adaptar a outras filosofias.

O NTI também colocou à disposição da comunidade universitária a criação de email institucional, que pode ser criado através do site www.sistemas.furg.br

 

Assunto: Arquivo