Tarde movimentada do Gerbanda neste sábado

A tarde deste sábado (4) no Geribanda, Movimento de Arte e Cultura na FURG, foi bastante movimentada. Houve a 1ª Mostra de Esquetes, mateada e grupos de diálogos. O Geribanda ocorre até esta segunda-feira.

Diversos grupos de teatro realizaram apresentação na sala Oceanos do Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul). Uma banca composta por três pessoas fez os comentários logo após as apresentações. Os integrantes foram o diretor de teatro, Luíz Henrique Drevnovicz; a coordenadora do curso de Teatro da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Marina de Oliveira; e o ator e diretor de teatro, Joca D´Ávila. Não houve classificação, apenas a avaliação.

Um dos que se apresentaram foi o Grupo de Teatro Caras de Pau, de São José do Norte. Com a peça Só Falta Você, dois atores procuraram levar ao palco a mensagem de que é possível soltar a imaginação para ser mais feliz. A Cia. Arte e Riso apresentou A Realidade, mostrando o que passa um mendigo, as humilhações que sofre.

Diálogos

Na sala Estuários ocorreu a Roda de Diálogos discutindo o Processo de Criação, Dança Teatro, Dança Maturidade, Dança de Rua e Balé Clássico. Na sala Lagoas, a conversa girou em torno de A Centralidade da Cultura Africana para os Povos Afrodescendentes, com o estudante de Mestrado em Educação da UFPel, Renel Prospere.

O estudante é haitiano e trabalha com a cultura afro-haitiana. Durante os diálogos, ele revelou o conteúdo de seu trabalho. É preciso apresentar a cultura africana tanto na escola quanto na universidade, ponderou. As culturas devem dialogar.

Mateada

Nas tendas de rua houve nova atração. Foi a Mateada Artística do CTG Farroupilha com o Grupo Comparsa.

 

Galeria

Roda de Diálogos com o haitiano Renel Prospere

Roda de Diálogos com o haitiano Renel Prospere

Assunto: Arquivo