Bibliotecas dos EUA são tema de palestra em Semana Acadêmica

Encerrou-se na manhã desta sexta-feira (26) a 15ª Semana Acadêmica de Biblioteconomia da FURG, iniciada na segunda-feira e realizada na Câmara de Vereadores. O tema do evento foi 35 anos do Curso de Biblioteconomia. A bibliotecária da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ana Griebler, foi uma das palestrantes no último dia da Semana Acadêmica.

Ana relatou à platéia a experiência obtida ao realizar visitas técnicas às bibliotecas no período de um ano em que esteve nos Estados Unidos. Segundo ela, para os norte-americanos o bibliotecário e um profissional valorizado (expert). As redes sociais com o uso tecnologia, como o twitter, o blog e o e-mail, entre outros, são formas comuns de contato com os usuários.

As bibliotecas não são apenas lugares de leitura ou busca de livros, mas são também de encontro. Ali, é possível obter informações sobre emprego, entre outras atividades. É um espaço diferenciado, revela a bibliotecária. A crise econômica tem atingido as bibliotecas com corte de recursos. Ana diz que houve um aumento dos serviços com a procura por locais de trabalho e a contenção de gastos. A bibliotecária esteve na Massachuttes Institute Tecnology (MIT), na Duka University, na Carolina do Norte, e na Harward University, que possui um sistema de 90 bibliotecas.

A professora Vera Caberlon, uma das precursoras do Curso de Biblioteconomia da FURG, falou de sua experiência. Descreveu os desafios e as necessidades de mudança do Curso, bem como fatos que ajudaram a construir a sua história.

 

Galeria

Ana Griebler fez visitas técnicas a bibliotecas norte-americanas

Ana Griebler fez visitas técnicas a bibliotecas norte-americanas

Assunto: Arquivo