FURG seleciona tutores e professores temporários para cursos de formação continuada

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) abre de 25 de novembro a 01 de dezembro de 2010 as inscrições para a seleção temporária de tutores e professores formadores da rede básica de ensino, para atuarem no Programa Institucional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica.

Para tutores são oferecidas duas vagas para o curso de História do Brasil e do Rio Grande do Sul, duas vagas para o curso de Educação Física para Educação Infantil e Anos Iniciais, e seis vagas para o curso de Capacitação de Professores para Salas de Recursos Multifuncionais. Para professores formadores da rede básica de ensino há três vagas para o curso de Aperfeiçoamento em Educação Física - Educação Infantil e Anos Iniciais e cinco vagas para o curso de Capacitação de Professores para Salas de Recursos Multifuncionais.

As inscrições deverão ser realizadas junto à Secretaria do Programa de Formação Continuada de Professores da Educação Básica na Proexc (Centro de Convivência, Campus Carreiros), das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h. A seleção está prevista para o período de 03 a 08 de dezembro, com análise de currículo e entrevista.

A homologação das inscrições, data, horário e local das entrevistas serão divulgados dia 02 de dezembro no endereço eletrônico www.proexc.furg.br/formacaocontinuada. O edital está disponível no link abaixo. A lista dos classificados será divulgada a partir das 16h do dia 10 de dezembro, no mesmo endereço eletrônico. Dúvidas e informações devem ser encaminhados ao e-mail proexc.formacaocontinuada@furg.br.

Abertas inscrições para os cursos

O Programa Institucional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica, lançado a partir da chamada pública do Ministério da Educação (MEC), destina-se a formar de maneira continuada professores da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio que tenham sinalizado este desejo através da Plataforma Freire do MEC ou tenham sua necessidade reconhecida pelos municípios através da Demanda do Plano de Ações Articuladores (PAR) dos municípios e do Estado. Para isso, foram destinadas vagas a professores de cidades assinaladas pela demanda PAR 2007-2011.

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) oferecerá os cursos de aperfeiçoamento em História do Brasil e do Rio Grande do Sul para Anos Iniciais do Ensino Fundamental (150h presenciais), em Educação Física para Professores da Educação Infantil e Anos Iniciais (105h presenciais) e em Ambientes Aquáticos do Rio Grande do Sul: caracterização e conservação (70h presenciais e 10 semi-presenciais). Também será oferecido o curso de Capacitação de Professores para Salas Multifuncionais (68h presenciais e 32h semi-presenciais).

Os professores desses municípios, interessados em fazer os cursos oferecidos pela FURG, devem confirmar sua intenção de formação continuada através de inscrição ao final da apresentação disponível no endereço http://www.proexc.furg.br/pagina/?s=apresentacao-formacao (link abaixo). O prazo de inscrição iniciou dia 1º de novembro e segue até 10 de dezembro. Em caso das vagas dos cursos não serem preenchidas por esses professores, as vagas excedentes poderão ser destinadas a professores de outras cidades, inscritos ou não na Plataforma Freire/Demanda PAR, conforme indicado ao final da apresentação.

Arquivos

Edital - Seleção de tutores e professores temporários

 

Assunto: Arquivo