Professores da FURG publicam livro

O Instituto de Letras e Artes (ILA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) anuncia a publicação do livro Linguística e Língua Portuguesa: reflexões, com textos de professores do curso de Especialização em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa.

A obra é resultado dos trabalhos dos grupos de pesquisa que os professores Dulce Cassol Tagliani, Maria Cristina Freitas Brisolara, Marilei Resmini Grantham, Marisa Porto do Amaral, Oscar Luiz Brisolara, Raymundo da Costa Olioni e Susie Enke Ilha mantêm junto aos alunos da especialização.

O prefácio é da coordenadora do curso Elaine Nogueira da Silva. O lançamento em Rio Grande deve ocorrer em dezembro, mas os interessados já podem adquirir o livro diretamente no ILA (Caic II, Campus Carreiros) ou pelo site da editora www.editoracrv.com.br.

Títulos e autores

- A interação em sala de aula pelo viés da teoria da atividade (Dulce Cassol Tagliani);

- Ainda e sempre: a arbitrariedade do signo linguístico (Maria Cristina Freitas Brisolara);

- A língua que se sabe, a língua que se estuda,a língua que se ensina: do falante ao professor de língua portuguesa (Marilei Resmini Grantham);

- A segmentação não-convencional na escrita de alunos das séries iniciais (Marisa Porto do Amaral);

- Mito, filosofia e ciência como caminho para a construção da linguagem e articulação do sentido (Oscar Luiz Brisolara);

- Tema e N-Rema: a construção do fluxo de informação (Raymundo da Costa Olioni);

- Atividades para aprendizagem da ortografia do português (Susie Enke Ilha).

 

Assunto: Arquivo