Eventos na área de Engenharia de Produção serão realizados após WTSul

Três atividades na área de Engenharia de Produção envolverão diversas instituições regionais na tarde desta sexta-feira, 26, no Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A data foi escolhida para facilitar a participação dos interessados, devido à realização do 2º Workshop de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (http://www.wtsul.c3.furg.br/) durante a manhã no Cidec-Sul.

A primeira atividade está prevista para as 14h, no Cidec-Sul. Será a mesa-redonda Engenharia de Produção e as demandas do Polo Naval", voltada a professores e pesquisadores. Às 16h, também no Cidec-Sul, uma reunião preparatória para o 1º Encontro de Ergonomia, Segurança e Saúde do Trabalho do Sul 2011 destacará uma das principais solicitações na área naval: o elemento humano e sua integração com o processo produtivo, para que todo sistema funcione. Além da participação de professores e pesquisadores, a reunião é aberta a técnicos, engenheiros e profissionais das áreas da saúde e da segurança, que tenham foco na qualidade de vida dos trabalhadores e que desenvolvam suas funções nas instituições de ensino da região sul.

Às 18h30min, na Sala 206 do Pavilhão 02 do Campus Carreiros, inicia o Seminário de Apresentação de Projetos Conceituais do Projeto Desafiando a Criatividade com vistas a formação de Engenheiros Inovadores. O seminário será realizado pelos alunos dos cursos de Engenharia Mecânica Empresarial da FURG e de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Pampa (Unipampa/Bagé), com propostas de produtos para agricultura familiar.

A atividade terá continuação nos dias 29 e 30 de novembro, com exposição de painéis, protótipos e modelos dos projetos conceituais para visitação pública no palco do Centro de Convivência da FURG no Campus Carreiros. Depois, a exposição segue para a Unipampa.

Propostas inovadoras

O projeto é realizado em disciplinas de Introdução à Engenharia desde 2001 pelo prof. dr. Lauro Witt da Escola de Engenharia da FURG. O objetivo é despertar nos alunos o espírito crítico, o pensamento ecológico, o comprometimento social e, principalmente, a criatividade como estratégia na solução de problemas. Inicialmente o foco dos projetos conceituais desenvolvidos pelos alunos estava no emprego de materiais recicláveis, que se encontravam disponíveis na sociedade. Mas pela evolução da proposta pedagógica, os projetos passaram a ter demanda específica comprometida com setores sociais, explica o professor.

Em 2010, o projeto passou a ser interinstitucional. O curso de Engenharia de Produção da Unipampa de Bagé aceitou o convite e passou a desenvolver projeto semelhante em uma de suas disciplinas, conta. A cada ano um tema diferente é escolhido. Nesta edição, foi contemplada a agricultura familiar e os resultados superam as expectativas. São alunos em formação, que buscam soluções em problemas para os quais, muitas vezes, ainda irão desenvolver conhecimentos no próprio curso. Os projetos conceituais desenvolvidos são valiosos, mas o maior ganho está justamente na qualificação destes futuros engenheiros, que aprendem por enfrentarem com sucesso o desafio, se qualificando para atender demandas futuras, destaca o professor Lauro Witt.

Como exemplo de desafio, ele cita a realidade do Polo Naval de Rio Grande, em que é necessário demonstrar a competência dos profissionais de Engenharia em um sistema produtivo que é novo para a realidade regional, completa.

Em 2011, a Escola de Engenharia da FURG terá construído e equipado o Laboratório de Criatividade, atendendo a mais um compromisso assumido no projeto do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) para a Instituição rio-grandina.

 

Assunto: Arquivo