Trocas solidárias ocorrerão em três datas

O Mercado de Trocas Solidárias da FURG promove o 1º Encontro de Formação em Trocas Solidárias e Tecnologias Sociais nos dias 28 setembro, 19 de outubro e 8 de novembro, na sala 409 do Pavilhão 4 - Campus Carreiros. O curso terá a duração de 4 horas, com inicio das atividades às 13h30min e término às 18h.

Para realizar a inscrição é necessário apenas o comparecimento dos interessados no Mercado de Trocas de Livros (Centro de Convivência), na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) ou ainda encaminhar um e-mail para o endereço das trocas (trocasfurg@yahoo.com.br). O número de vagas é limitado a 50, sendo distribuído em grupos de trabalho que serão definidos nas datas já citadas.

De acordo com a bolsista do Projeto, Débora Cadaval, o objetivo dessa formação é em primeiro lugar ampliar e fortalecer a ideia das trocas na Universidade e no mundo, socializando as experiências e o aprendizado. Em segundo, mas não menos importante, é a consolidação de um grupo que dê continuidade às atividades do Mercado de Trocas de Livros da FURG em 2011, explica.

No dia do evento os participantes deverão levar 1 quilo de alimento não perecível e um livro para que possa ser trocado pelo material que é produzido, como canecas, camisetas, canetas e adesivos, entre outros. Quem deixar de levar pode participar e ganhar o certificado, mas não poderá trocar, avisa Débora.

Projeto

O Projeto de Extensão Trocas Solidárias ocorre na FURG desde 2002 e iniciou na multiplicação de Clubes de Trocas pelo Rio Grande do Sul e pelo Brasil. A ação do Projeto consiste na atuação como facilitador dos sistemas de trocas nos Clubes e Mercados, multiplicando as trocas de produtos, serviços e saberes com ou sem o uso da moeda social.

O Projeto faz parte da Economia Solidária e tem como objetivo intensificar as ações existentes de Trocas Solidárias em Rio Grande e cultivar novos espaços de trocas. Desses espaços participam pessoas que procuram uma alternativa econômica para promover uma melhor qualidade de vida em que todos ganham, sem exploração e com justiça.

Para facilitar o intercâmbio entre as trocas é criada uma moeda social, que serve para auxiliar as trocas de produtos de valores diferentes, não tendo valor para acumulação. As Trocas Solidárias em Rio Grande são realizadas periodicamente através dos Clubes de Trocas, nos bairros da cidade, bem como no Mercado de Trocas Solidárias de Livros MTS-Livros. Mais informações sobre o Projeto no site indicado abaixo.

 

Assunto: Arquivo