Iceac promoveu o projeto Aula Inaugural com sucesso

O Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac) da Universidade Federal do Rio Grande realizou seu novo projeto de Aula Inaugural desenvolvido para os três cursos. O público-alvo foram os alunos ingressantes do ano de 2010, das turmas de março e agosto.

No dia 13 de agosto, às 19h, a Aula Inaugural do curso de Ciências Contábeis contou com a presença do delegado do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), contador Eduardo Nelci Pereira. Ao palestrar, comentou que o curso de Ciências Contábeis se insere entre as cinco profissões de maior evidência no país.

A ética profissional baliza a profissão do contador, e o conhecimento em sala de aula deve ser complementado com a procura por outras fontes de informação, como a realização de estágios. O exercício da Contabilidade tem se aproximado cada vez mais como instrumental para a tomada de decisão, tanto no setor privado quanto no público.

O professor mestre Alexandre Quintana explanou sobre vários pontos da vida acadêmica do aluno e a nova exigência quanto à realização de exame de suficiência para que o bacharel em Ciências Contábeis possa registrar-se junto ao CRC e exercer a profissão. Da mesma forma, ressaltou a vantagem que os alunos têm por estarem já aprendendo a Contabilidade com suas recentes alterações, o que os concede melhor oportunidade de inserção no mercado de trabalho.

No dia 16 de agosto foi a vez da Aula Inaugural do curso de Administração, contando com a palestra do administrador Guillermo Dawson Jr e um expressivo número de alunos. Dawson palestrou sobre sua trajetória acadêmica com ênfase na graduação na FURG, onde participou de vários projetos de pesquisa que contribuíram para sua formação, e a necessidade de empenho por parte do aluno para se tornar um bom profissional.

A carreira do administrador é um constante desafio. Ressaltou as seguintes qualidades como necessárias: honestidade, justiça, ética e transparência. A gestão de pessoas e a rede de relacionamentos (network) representam pontos-chave para o sucesso.

O professor doutor Vanderlei Borba apresentou o histórico do curso, as bolsas existentes, os projetos de pesquisa e a regulamentação da profissão. Destacou, ainda, que a informação é a principal ferramenta do administrador.

No dia 18 de agosto ocorreu a Aula Inaugural de Ciências Econômicas contando com a palestra do presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon/RS), economista Geraldo Fonseca, que falou das possibilidades do mercado de trabalho para o economista, ressaltando a bolsa de valores, a criação de projetos de viabilidade econômica e de desenvolvimento, a construção de orçamentos tanto para o setor público como privado e a elaboração de planejamento, dentre outras. A base do economista está no aproveitamento de sua passagem pelos bancos universitários, aperfeiçoando-se tanto com o estudo da teoria econômica como no uso da Matemática para explicar e prever os fenômenos econômicos. Novas áreas que surgem para o profissional de Economia é a Economia do Meio Ambiente, do Esporte e da Saúde. Mencionou também a importância do registro no Conselho de Economia, como órgão de representação da classe.

A professora mestre Carla do Amaral Rodrigues abordou aspectos relacionados ao Curso, sobre os centros de pesquisa e as atividades complementares enaltecendo a importância do aluno planejar sua trajetória acadêmica. A direção do Instituto diz que o projeto da Aula Inaugural foi bem recebido pelos alunos participantes, o que motiva sua continuidade nos próximos semestres, inclusive com a possibilidade de se estender a todos os alunos da Unidade.

 

Galeria

Contabilista Eduardo Nelci Pereira

Contabilista Eduardo Nelci Pereira

Assunto: Arquivo