Crianças da Emei Castelo Branco visitam exposição na FURG

Onze crianças entre cinco e seis anos de idade, alunos de Educação Infantil Nível 2 da Escola Municipal de Ensino Infantil Castelo Branco, vivenciaram na manhã desta sexta-feira uma experiência educacional e artística. Eles visitaram a exposição Diálogos, do artista plástico rio-grandino Marcelo Calheiros, que até o dia 31 está no Espaço Cultura Reitoria, da FURG.

Muito interessados, quietos mas falantes, os meninos e meninas da turma da professora Aline Araújo Minasi olharam cada uma das obras expostas, interpretaram o que viram e fizeram comentários que surpreenderam professores e o cenógrafo da FURG Gerson Fonseca, que acompanhou a visita e deu explicações sobre as técnicas utilizadas. O pequeno Gabriel, de cinco anos, surpreendeu ao comparar um dos quadros à obra de Tarsila do Amaral, um dos mais famosos nomes das artes plásticas brasileiras, mostrando que está atento às aulas de Artes.

A visita fez parte de um projeto das estagiárias de Pedagogia da FURG Daiane Leal da Silva e Karina Silveira Gularte. Elas trabalham há duas semanas na aula com o tema Obras de Arte e marcaram o passeio para que as crianças vissem de perto trabalhos em pintura. A professora conta que já trabalhou anteriormente com o pintor Monet e a receptividade das crianças é muito grande para com a arte. O que não impediu que ela também se surpreendesse com o comportamento da turma diante da exposição. Estão muito participativos e soltos, disse ela.

Kauã, da mesma idade, também gostou muito de conhecer a FURG e Iuri, de seis, mostrava-se ansioso, passando de quadro em quadro descobrindo o que o artista teria pintado. Para Gerson Fonseca, o Gê, foi uma experiência fantástica, porque mostrou uma turminha muito interessada e que fala mesmo o que pensa. O adulto, diz ele, vê mas disfarça o que vê no discurso. As crianças não, são sinceras e objetivas. Dizem o que vêem e nos surpreendem. Ele conversou com as professoras para dar continuidade ao trabalho com a turma, aproveitando o interesse demonstrado pelas crianças.

 

Galeria

Atenção: crianças ouviram explicações sobre arte

Atenção: crianças ouviram explicações sobre arte

Assunto: Arquivo