Propostas de combater o capím-annoni surgem em workshop

Integrando uma das atividades da semana dos 41 anos de aniversário da FURG, o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) promoveu I Workshop de Capim-Annoni em Rio Grande, coordenado pela professora Claudete Abreu. O evento contou com a participação de estudantes, pesquisadores, extensionistas e produtores rurais que tiveram a oportunidade de discutir o assunto com palestrantes da Embrapa CPPSUL, Embrapa Clima Temperado, UFPel e FURG.

No total foram realizadas 77 inscrições de participantes, das quais 25 de produtores rurais. Realizado no dia 19 deste mês, o evento foi dividido em duas etapas: pela manhã nas dependências do Pavilhão 6 da FURG e à tarde nas na Fepagro-Sul, na localidade de Domingos Petroline.

O deslocamento do evento para a Fepagro-Sul, como uma atividade extensionista rural, visou a propiciar aos produtores um espaço de discussão em local que lhes fosse habitual. Este fato foi confirmado pela maior participação dos produtores no turno da tarde onde houve a busca por soluções para o problema, que está cada vez mais trazendo prejuízos à produção rural.

De acordo com o ICB, os pesquisadores da área de Botânica da FURG estão mpenhados em fazer um trabalho que possa minimizar a invasão do capim-annoni no município. Embora esse trabalho já esteja sendo desenvolvido através de mapeamento das áreas infestadas, busca-se também parcerias em outras unidades de pesquisa para tratar do assunto, afirmam os organizadores do Workshop.

 

Galeria

Assunto: Arquivo