Palestrante aborda conquistas do Reuni

O Coordenador Geral de Expansão das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e de Relações Estudantis da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC) Prof. Dr. Murilo Silva de Camargo (SESu/MEC) foi o palestrante convidado em dois eventos da quinta-feira, 19, na programação dos 41 anos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Pela manhã, ele teve um encontro com estudantes, professores e tutores no 6º Fórum dos Grupos PET, do Programa de Educação Tutorial do Ministério da Educação (MEC) e à tarde participou de atividade Programa de Formação Continuada na Área Pedagógica (Profocap) da Pró-Reitoria de Graduação sobre a expansão das Ifes, quando apresentou os resultados alcançados em três anos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Sobre o Reuni, destacou crescimento de 151 para 282 campi de universidades federais em todo país e o aumento em 53% nos cursos de graduação. Apresentando um panorama sobre os ciclos de expansão das Ifes, o coordenador geral destacou a estimativa de 1 milhão e 80 mil matrículas no ensino superior em 2012.

Numa avaliação dos primeiros três anos de Reuni, Camargo acredita que as conquistas estão consolidadas. Para comprovar a crença, lembrou que em 2007 eram 53 universidades federais e hoje o número chega a 59. Outro fato destacado foi a inclusão de estudantes trabalhadores nas universidades federais. Havia poucas universidades oferecendo cursos noturnos. A partir do Reuni, o aumento de vagas noturnas foi importante para atender também aos estudantes trabalhadores. Para ele, incrementar a graduação significou diretamente o desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação.

 

Galeria

Assunto: Arquivo