Emoção marca Assembléia Universitária dos 41 anos da FURG

Um momento para homenagear e relembrar aqueles que fizeram parte da história da Instituição. A Assembleia Universitária em comemoração aos 41 anos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) na tarde desta sexta-feira, 20, no Cidec-Sul, realizou a outorga do título honorífico de professor emérito às professoras enfermeiras Hedi Crecência Heckler de Siqueira e Zulma Guimarães Netto, com reconhecida atuação junto ao Curso de Enfermagem, que comemora 35 anos, desde a sua criação.

Abrindo a assembleia, o reitor João Carlos Brahm Cousin destacou a importância da outorga do título de professor emérito, marcando

os 35 anos do curso de Enfermagem, por decisão dos Conselhos Universitário (Consun) e de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea),

em reconhecimento ao trabalho realizado pelas servidoras, a partir de indicação da Escola de Enfermagem.

A diretora da Escola de Enfermagem, Adriana Dora da Fonseca, ao falar sobre as servidoras, destacou a dedicação de ambas na luta pela consolidação da profissão e da ciência de Enfermagem em Rio Grande, esperando que, com a outorga do título, a Escola possa partilhar cada vez mais do conhecimento e da experiência das professoras. Continuem entre nós, pois muitos são os que precisam aprender com vocês, finalizou.

Ao receber o título, a Profª. Drª. Hedi Crecência Heckler de Siqueira lembrou as primeiras aulas do curso, quando o fato dos alunos sentarem em escadarias não impedia a construção do conhecimento e traduziu em palavras os motivos da dedicação que deve acompanhar os profissionais de Enfermagem. Nossa profissão é acima de tudo amor, afirmou.

Em seu discurso, a Profª. Zulma Guimarães Netto destacou o 41º aniversário da FURG e os 35 anos de Enfermagem, também relembrando os momentos vividos junto à Instituição. Partilhando a emoção do momento com a plateia, destacou na trajetória junto à FURG o que considera mais especial: o contato e o aprendizado com os alunos, a quem dedicou o título.

A Assembléia Universitária seguiu com a concessão da distinção de Mérito Universitário a servidores por ocasião das comemorações do 41º aniversário da Universidade. As distinções, propostas pela Reitoria e aprovadas pelo Coepea, foram concedidas aos professores Sellby Love Prehn e Olga Maria Vieira de Miranda e aos técnicos administrativos em educação Leda Lima Alquati, Pedro Votto e Elsa Helena Heidtmann Vaghetti. Eles foram calorosamente aplaudidos em reconhecimento às atividades desenvolvidas em prol da Instituição.

Em nome dos servidores que receberam o Mérito Universitário, a professora Olga Maria Vieira de Miranda comparou o grupo a integrantes de uma caravana. Caravana de pioneiros, enfatizou. Para ela, num comparativo entre o passado e o presente, a projeção da FURG é motivo de orgulho e resultado não só de investimentos ou qualidade do ensino e pesquisa, mas principalmente da inclusão social consolidada nos últimos anos.

Após a distinção do Mérito Universitário, houve a Homenagem Universitária por Tempo de Serviço aos servidores com 30 e 35 anos de exercício na FURG. O objetivo desse evento anual, instituído em 2009, é reconhecer e valorizar a contribuição dos servidores para o desenvolvimento da Instituição.

Foram mais de 300 homenageados. Entre eles estavam pró-reitores atuais, os ex-reitores Carlos Alberto Eiras Garcia e Carlos Rodolfo Brandão Hartmann, e os atuais vice-reitor Ernesto Luiz Casares Pinto e reitor João Carlos Cousin.

Ao final do evento, o reitor Cousin enalteceu a importância de homenagear aqueles que ajudaram e ajudam a construir a FURG. Citou também o papel do Conselho Universitário (Consun) que aprovou os nomes propostos.

Bastante feliz com o andamento da assembleia, Cousin era só agradecimentos a quem contribuiu desde a organização até a realização. A manifestação estendeu-se ao vice-reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), professor Manoel Luiz Brenner de Moraes, no exercício da Reitoria, presente ao evento.

 

Galeria

Professora Emérita Zulma Guimarães Netto

Professora Emérita Zulma Guimarães Netto

Assunto: Arquivo