Mostra destaca talentos da comunidade e da Universidade

O palco do Cidec-Sul recebeu na noite de quinta-feira, 19, a Mostra do Núcleo Artístico-Cultural (NAC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O evento marcou os cinco anos de atividades do NAC na promoção de talentos de estudantes, docentes, técnicos-administrativos em educação e comunidade em geral. A mostra começou com apresentação do integrante do Núcleo Universitário da Terceira Idade (Nuti/FURG) Maurecy Furtado Garcia, com o monólogo Teatro de Lona inspirado na poesia O palhaço de Maria Dolores, psicografada por Chico Xavier. Para ele e para a maioria dos grupos foi uma noite de estreia.

A Big Band da FURG teve a responsabilidade de abrir as apresentações musicais, mostrando o talento dos diversos instrumentistas que compõem o grupo. A música instrumental contou ainda com a participação do Quarteto de Trombones, que durante a semana de aniversário da FURG realizou apresentações nos campi da FURG em Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio da Patrulha e São Lourenço do Sul.

Um dos momentos mais aplaudidos foi a apresentação do Grupo de Percussão Corporal da FURG integrado por alunos do Centro de Convívio dos Meninos do Mar, que encantou o público pela simplicidade e qualidade técnica. O Terpsícore Grupo de Dança da FURG fez a primeira apresentação da turma de 2010, levando ao público a performance Experimentos circulares e a diversidade cultural da noite foi garantida com o Grupo de Dança e Cultura Africana Intermult, que apresentou o popular Kizomba, gênero musical e de dança popular de Angola.

Nas atrações vocais, o coral Oficina Vocal Vozes do Mar FURG ArtEstação apresentou o resultado dos trabalhos de experimentação realizados no Ponto de Cultura ArtEstação no Balneário Cassino. O coral Vozes da Francofonia, em sua primeira apresentação, homenageou as crianças presentes na plateia com a canção de ninar Frère Jacques e mostrou um pouco do que está sendo desenvolvido na proposta de aliar canto e língua francesa do curso de Letras Francês da FURG.

Apresentando um pouco da produção artística e cultural desenvolvida na Universidade nas atividades de extensão, a noite teve ainda a beleza das vozes do coral do Nuti/FURG, que foi acompanhado pelo público na maioria das canções. O coral Universitário encerrou a mostra, com a emocionante Canção da América.

Foi a primeira atividade conjunta dos diversos grupos de coral, dança e música instrumental da Instituição desde a contratação por concurso público de profissionais para a área artística e cultural. O coordenador do Núcleo Artístico-Cultural, músico Roberto Domingues de Souza, o músico Luciano Nazário, o cenógrafo Gerson Fonseca e a regente Sílvia Zanatta aproveitaram a ocasião para prestar homenagens ao primeiro coordenador do NAC, Miguel Ângelo Isoldi, à pró-reitora de Extensão e Cultura Darlene Torrada Pereira e ao reitor João Carlos Brahm Cousin.

 

Galeria

Integrante do NUTI/FURG abriu as apresentações

Integrante do NUTI/FURG abriu as apresentações

Assunto: Arquivo