Trilha Filarmônica no Concerto 41 anos da FURG

O Concerto 41 anos da FURG marca a estréia do Coro e Orquestra Filarmônica da Sociedade Pelotense Música pela Música na cidade do Rio Grande e a segunda parada do projeto itinerante, batizado de Trilha Filarmônica Música pela Música. Será nesta quarta-feira, 18, às 20h30min, no palco do Cidec-Sul do Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande.

O trem, que fez sua primeira parada na Fenadoce, traz para Rio Grande o sonho de uma centena de artistas a cidadãos que de outra forma não teriam acesso à música sinfônica. E o melhor: a passagem para embarcar no trem da Trilha Filarmônica, é sem custo. O Concerto 41 anos da FURG, é gratuito. Sob a regência do Maestro Sergio Sisto, o público poderá conferir o resultado de árduo esforço dos musicistas riograndinos, unidos aos de Pelotas, São Lourenço do Sul, Canguçu e Esteio, que dão vida a essa orquestra independente.

O concerto proporcionará um passeio pelas paisagens sinfônicas e populares. Peças tocadas somente pela Orquestra, por ela com cantores solistas, com o Coro, ou todos juntos, farão parte da diversidade de percursos desta viagem. Algumas das 14 obras do programa certamente são conhecidas do público: Va pensiero, Danúbio Azul, Rainha da Noite e a Ária da Boneca. Os solistas Carla Domingues, Giovani Tristacci, e Sérgio dos Santos darão original colorido ao programa.

Carismático como de costume, o maestro Sisto promete que nesta noite os arranjos darão asas ao pensamento, os versos transportarão a outros lugares, as notas trarão novas cores às paisagens e que através da música, pessoas de bem viajarão a lugares sonhados... Basta estar de coração aberto e pronto para a viagem.

O Concerto é possibilitado pela Lei Rouanet e a Trilha Filarmônica Música pela Música tem apoio cultural da Lifemed Ltda, Expresso Embaixador e Green Horse Tratores, financiamento pela Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal. O concerto conta também com apoio da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e da FURG.

O projeto

A execução do projeto iniciou em fevereiro deste ano, com a contratação de serviços essenciais para o funcionamento da instituição e para a qualificação dos cantores da Sociedade Pelotense Música pela Música. A série de cinco concertos pela Zona Sul do Estado do Rio Grande do Sul, depende de novas contribuições, pois a captação até a presente data alcança pouco mais de 20% do valor aprovado.

As empresas e pessoas físicas que queiram ser parceiros da Trilha Filarmônica têm prazo até o final deste ano para procurar a Sociedade Pelotense Música pela Música. Não custa nada a quem tem imposto de renda a pagar, uma vez que, de acordo com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, art. 18, projetos de música erudita permitem o abatimento de 100% do valor investido.

O telefone para contato é o (53) 3227-6601. A Música pela Música está situada à Rua Félix da Cunha, 952, em Pelotas.

 

Galeria

Assunto: Arquivo