Homenagens nos 35 anos do Curso de Enfermagem da FURG

As comemorações dos 41 anos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) incluem atividades alusivas aos 35 anos de criação do Curso de Enfermagem, no Anfiteatro Dr. Vicente Mariano Pias, no Hospital Universitário. A primeira delas inicia nesta terça-feira, 17, às 18h. É a terceira edição do Enfermagem em Movimento Integrando saberes, uma promoção da Escola de Enfermagem, por meio do Núcleo de Estudos e Práticas em Educação Popular e Saúde e do Diretório Acadêmico de Enfermagem.

Na noite de abertura, a mesa de discussão Integrando os saberes Kaigang e Fóg: debate sobre saúde, cultura e conhecimento terá a participação de lideranças indígenas da etnia Kaigang, profissionais e estudantes da FURG envolvidos no Programa de Ação Inclusiva que amplia o acesso à Universidade de candidatos afro-descendentes, oriundos de escola pública, portadores de deficiência e indígenas. Até a quinta-feira, 19, o evento terá mesas de discussões, apresentações de trabalhos de conclusão dos Cursos de Enfermagem e Educação Física, trabalhos de extensão universitária e mostra fotográfica com o tema qualidade de vida, aberta a todos os estudantes e trabalhadores da Universidade e dos serviços de saúde do Rio Grande.

A quinta-feira à tarde será marcada por homenagens a docentes, técnicos-administrativos em educação e estagiários que fizeram a história do Curso de Enfermagem, além da abertura da 1ª Exposição Itinerante do Núcleo de Memória Eng. Francisco Martins Bastos Enfermagem: 35 anos cuidando da comunidade rio-grandina e das mostras de fotografias do Curso de Enfermagem e de trabalhos científicos produzidos na Escola de Enfermagem. O momento terá ainda dois lançamentos: do fotolivro com a história da Escola de Enfermagem e do livro Quedas em idosos: reflexões a partir de produções científicas da Enfermagem da FURG, organizado pelas professoras Drª Silvana Sidney Costa Santos, Drª Marlene Teda Pelzer e doutoranda Edaiane Joana Lima Barros.

Sessão solene

Na sexta-feira, 20, às 8h30min, uma sessão solene homenageia profissionais e instituições que colaboraram para o desenvolvimento do Curso de Enfermagem, desde a sua criação. A primeira homenageada será a Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande, que oferece suas dependências para a prática profissional de acadêmicos em nível hospitalar, seguida da Prefeitura do Rio Grande por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que possibilita o desenvolvimento de atividades práticas em promoção e proteção de saúde a partir de convênios para projetos de ensino e extensão universitária.

O Hospital Universitário (HU), embora uma unidade da FURG, é homenageado como campo indispensável à capacitação dos acadêmicos, no primeiro contato com clientes e profissionais, e como parceiro para minimizar a distância entre teoria e prática. Também será homenageada na solenidade, a Rede de Pós-Graduação em Enfermagem da Região Sul (Repensul), cujos trabalhos possibilitaram a obtenção dos graus acadêmicos de Mestre e Doutor aos docentes do Curso de Graduação em Enfermagem e impulsionaram a criação do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.

Encerrando a sessão solene, recebe a homenagem a coordenadora da Área da Enfermagem na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Capes/CNPq), Profª. Drª. Alacoque Lorenzini Erdmann, pela atuação decisiva para o desenvolvimento e avanço da Enfermagem brasileira como ciência.

A manhã segue com mesa-redonda, às 10h15min, com as professoras Hedi Heckler de Siqueira, Zulma Guimarães Netto e Maria de Lourdes de Souza, abordando temas como a criação do Curso de Enfermagem, a implantação da assistência hospitalar e ambulatorial em Rio Grande e a história da Pós-Graduação. Ao meio-dia, uma reunião almoço marca a aula inaugural do Curso de Pós-Graduação, com a Profª. Drª. Alacoque Lorenzini Erdmann.

 

Assunto: Arquivo