IFRS Campus Rio Grande: Previstas novas turmas do Prominp

Para avaliar as etapas já desenvolvidas e planejar a continuidade do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), uma série de encontros entre a coordenação do programa e representantes das entidades de ensino executoras dos cursos estão sendo realizados durante este mês. Na última quinta-feira, 17, o diretor do Campus Rio Grande, professor Osvaldo Cassares Pinto, participou da reunião na sede da Firjan, no Rio de Janeiro, que tinha por objetivo encaminhar o próximo ciclo do Plano Nacional de Qualificação Profissional (PNQP).

Foram debatidos assuntos como o modelo da minuta de contrato para a execução dos cursos, a realização das turmas pendentes do quarto ciclo de qualificação e as do quinto ciclo, bem como gestão e divulgação dos cursos do Prominp. Ficou definido que o quinto ciclo deve começar ainda este ano, dependendo, contudo, de aprovação da Agência Nacional de Petróleo ANP.

Além de novas turmas de níveis básico e médio, estão previstas para Rio Grande também turmas de nível superior, a serem executadas pela Universidade Federal do Rio Grande FURG. Osvaldo Pinto sugeriu incluir cursos de segurança que atendam a NR-10 para atualização das primeiras turmas cursistas do Prominp na área elétrica e de instrumentação, já que é exigência do mercado e na ocasião isso não foi oferecido. Segundo o diretor, a ideia foi bem aceita e será analisada pela coordenação do programa.

O Prominp foi instituído pelo Governo Federal em 2003 com a intenção de ampliar a atuação da indústria nacional de bens e serviços na implantação de projetos de petróleo e gás natural no Brasil e no exterior, de maneira competitiva e sustentável. É o programa responsável por qualificar os profissionais que irão trabalhar no Polo Naval. A coordenação geral do projeto é responsabilidade do Ministério de Minas e Energia (MME) e a Petrobras responde pela coordenação executiva.

Em 2009, pelo quarto ciclo o Campus Rio Grande realizou os cursos de Instrumentista Montador, de Instrumentista de Sistemas, de Encarregado de Instrumentação, de Encarregado de Elétrica e de Encarregado de Montagem Mecânica, capacitando um total de 86 profissionais. Nos anos anteriores, o Prominp em Rio Grande formou 93 alunos em 2008 e 240 em 2007.

 

Assunto: Arquivo