Rede de Pontos de Cultura da FURG é apresentado em Seminário

Foi apresentado nesta sexta-feira (11), no auditório do Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul), o projeto de implantação de 16 Pontos de Cultura nas regiões Sul e Centro-sul do Estado, durante o Seminário de Sensibilização sobre os Pontos de Cultura. A Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), que possui o Programa Cultura Viva, vai estruturar uma Rede de Pontos de Cultura. Poderão apresentar projetos entidades da sociedade civil dos 39 municípios da área de abrangência dessa Rede.

A chefe da Regional Sul do MinC e representante da Secretaria da Cidadania Cultural, Rozane Dalsasso, esteve no evento explicando como está funcionando o Programa Cultura Viva pelo Brasil. Segundo ela, a rede possibilita que inúmeras comunidades possam desenvolver suas potencialidades na música, dança e em outras expressões.

Rozane afirmou que o Ponto de Cultura não tem um modelo único, nem necessita ter instalações, programa ou atividade. Um dos pontos importantes é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre poder público e a comunidade.

O reitor da FURG João Carlos Cousin enalteceu a criação do programa e lembrou que foi procurado para houvesse a implantação na Universidade. Cultura não está presente apenas nos grandes espetáculos, mas pode ser encontrada também nas pequenas comunidades, assinalou. Acho que estamos dando uma significativa contribuição para isso.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Darlene Pereira, falou do edital de seleção e citou as atividades culturais que a FURG possui ou apoia. A superintendente de Extensão Rita Rache e o coordenador do Núcleo Artístico e Cultural da FURG, Miguel Isoldi apresentaram o edital da Rede. Os interessados em participar da Rede de Pontos de Cultura da FURG devem enviar um e-mail para pontosdecultura@furg.br ou ligar para (53) 3233-6984 e falar com Vanessa.

 

Galeria

Reitor da FURG enalteceu o Programa e a participação da Universidade

Reitor da FURG enalteceu o Programa e a participação da Universidade

Assunto: Arquivo