Trabalho da FURG premiado na Sociedade Brasileira de Química

Um trabalho em parceria envolvendo as Pós-graduações em Química Tecnológica Ambiental e Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande FURG, foi premiado durante a 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química SBQ. A reunião aconteceu em Águas de Lindóia, São Paulo, entre 28 e 31 de maio.

O trabalho, que foi considerado o melhor na área de Química Orgânica, é intitulado Estudo da atividade antituberculose de novas amidas graxas e foi desenvolvido na FURG através de parceria entre os professores Marcelo Montes DOca e Pedro A. Silva. Apresentado pela mestranda Caroline Da Ros Montes DOca, são autores Tatiane Coelho, Carolina Rosa Lopes, Rodrigo C. Duarte e Tamara G. Marinho.

Este trabalho inédito mostrou a ação antimicobacteriana in vitro de novas amidas graxas sintéticas frente à Mycobacterium tuberculosis H37Rv, M. tuberculosis resistente a Rifampicina e M. tuberculosis resistente a Isoniazida. Entre as amidas testadas, as derivadas do ácido ricinoleico, obtido do óleo de mamona, demonstraram a maior atividade para as três linhagens testadas. O trabalho foi recentemente aceito para publicação no periódico Bioorganic & Medicinal Chemistry Letters.

 

Assunto: Arquivo