FURG vai estruturar Rede de Pontos de Cultura

A Universidade Federal do Rio Grande FURG em parceria com o Ministério da Cultura - MinC, através do Programa Cultura Viva, vai estruturar uma Rede de Pontos de Cultura, reunindo projetos culturais das regiões Sul e Centro-sul do Estado. Poderão apresentar projetos para atuar como Pontos de Cultura entidades da sociedade civil dos 39 municípios da área de abrangência de Rede.

O Programa Cultura Viva assume a cultura, a educação e a cidadania, enquanto incentiva, preserva e promove a diversidade cultural brasileira. Em 2004, o MinC iniciou a implantação dos Pontos de Cultura, com a missão de desvendar o Brasil, reconhecer e reverenciar a cultura viva de seu povo. São contempladas pelo programa iniciativas culturais que envolvem a comunidade em atividades de arte, cultura, cidadania e economia solidária.

Essas organizações são selecionadas por edital público e passam a receber recursos do governo federal, para potencializar seus trabalhos, seja na compra de instrumentos, figurinos e equipamentos multimídias, seja na contratação de profissionais para cursos e oficinas, produção de espetáculos e eventos culturais, entre outros.

O Ponto de Cultura não tem um modelo único, nem de instalações físicas, nem de programação ou atividade. Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre poder público e a comunidade. Para se tornar um Ponto de Cultura é preciso participar da seleção por meio de edital público, apresentando propostas através dos formulários que estão junto ao edital.

O projeto de implantação de 16 Pontos de Cultura nas regiões Sul e Centro-sul do Rio Grande do Sul será apresentado às comunidades local e regional no dia 11 de junho, das 9h às 17h30min, durante o Seminário Regional de Sensibilização sobre os Pontos de Cultura. O evento será no Cidec Sul, Campus Carreiros da FURG.

PROGRAMAÇÃO - O Seminário de Sensibilização sobre os Pontos de Cultura terá, durante a manhã, um relato de experiências de Pontos de Cultura do RS (ArtEstação Rio Grande; MusicArt São Lourenço; TV Ovo Santa Maria). À tarde, haverá abertura oficial e apresentação do Programa Cultura Viva, pela chefe da Regional Sul do MinC e representante da Secretaria da Cidadania Cultural, Rozane Dalsasso.

Após, a pró-reitora de Extensão e Cultura da FURG, Darlene Pereira, fará a apresentação do Projeto de Implantação de 16 Pontos de Cultura nas regiões Sul e Centro-sul do RS. Depois da apresentação, será feito o lançamento e apresentação do edital da Rede de Pontos de Cultura da FURG, pela superintendente de Extensão Rita Rache e o coordenador do Núcleo Artístico e Cultural da FURG, Miguel Isoldi.

 

Assunto: Arquivo