FURG realiza a 2ª Semana do Meio Ambiente a partir desta segunda-feira

O Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) vai continuar movimentado depois de sediar dois eventos consecutivamente, um de Oceanografia e outro de Arqueologia. A partir desta segunda-feira (31), o auditório passa a ser ocupado por pessoas que abordarão assuntos relativos à 2ª Semana do Meio Ambiente, cujo tema é As Cidades na Cidade: Olhar(es) sobre a Educação Ambiental em Rio(s) Grande(s). O evento é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA).

O credenciamento ocorrerá às 14h30min. Logo a seguir, às 15h, tem a solenidade de abertura. Uma hora depois haverá a mesa-redonda Os Olhares dos Movimentos Sociais, com André Martins, da Associação dos Moradores do Bairro Castelo Branco II; Gilmar Ávila, do Movimento Nacional de Luta pela Moradia; e Loredi Borges, da Associação dos Pescadores da Vila São Miguel.

Para as 18h está a prevista a palestra A Concepção de Domínio da Natureza na Sociedade Ocidental: uma Leitura a partir da Obra Dialética do Esclarecimento, com o

professor Vilmar Alves Pereira, doutor em Filosofia e Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Atualmente atua como professor e pesquisador no Instituto de Educação (IE) e nos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e Educação Ambiental da FURG.

Às 20h o professor Marcelo Domingues, do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI-FURG), realiza palestra. Na terça-feira, às 14h30min, haverá a trilha interpretativa Eco-Museu da ilha da Pólvora, cujo tema é Olhares Ecológicos sobre a Ilha da Pólvora. Os organizadores do evento advertem que são apenas 40 vagas. Os interessados em participar da trilha e de minicurso de teatro devem realizar a inscrição. A trilha é gratuita, mas há um custo de R$ 2,00 por pessoa para a travessia de barco. O valor deve ser pago e a inscrição feita no momento do credenciamento.

Às 17h30min ocorrerá o Momento Cultural com a professora doutora Virginia Machado. A mesa-redonda Olhares do Direito Ambiental e o(s) Rio(s) Grande(s) será realizada às 18h. Participarão os professores doutores Paulo Opuska (FURG), Eder Dion (coordenador da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares - ITCP - FURG) e Francisco Quintanilha (integrante do programa de Mestrado em Educação Ambiental da FURG), além de Honorino Renon e Paulina Leal, da Associação de Catadores e Separadores de Lixo de Rio Grande (Ascalixo).

Para as 19h20min está programado o workshop Uma Universidade Voltada para o Ecossistema Costeiro: Projeto de Lugar como Estratégia de Educação Ambiental, com Rita Gnutzmann Veiga, mestre e doutoranda em Educação Ambiental pela FURG. Às 20h, o teatro fórum Grupo Chá de Alecrim apresenta a peça A Família Ecológica.

Na quarta-feira, às 15h, Agenda 21 em Rio Grande com a mesa-redonda A Educação Ambiental e as Políticas Públicas, tendo a presença da professora mestre Rita Rache e do professor doutor Pablo René Estévez (cubano, doutor em Ciências Filosóficas). Após, Momento Cultural. Às 18h, mesa-redonda A Gestão Pública do Meio Ambiente: Instituições e Atores, com representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e do Ministério Público e ainda a professora doutora Lucia Anello.

Às 20h, Olhar(es) Perspectivo(s): SMA, Perspectivas e Possibilidades Pensando o(s) Rio(s) Grande(s). No sábado (5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente) haverá atividades com a Agenda 21 na praça Tamandaré.

 

Assunto: Arquivo