Mestrado em Gerenciamento Costeiro realiza Aula Inaugural

Iniciando oficialmente as atividades do programa de Pós-Graduação em Gerenciamento Costeiro, a Aula Inaugural do curso trouxe mais uma vez a Rio Grande o Prof. Dr. Alejando Yánes-Arancíbia, pesquisador e professor da rede Ambiente e Sustentabilidade da Unidade de Ecossistemas Costeiros do Instituto de Ecologia A. C., no México.

Em 1982, o professor participou de congresso promovido pela FURG e fez questão de ressaltar que, naquela época, não se discutia a temática da crise ambiental, hoje assunto principal em diversos setores do meio científico. Fundador do Programa Epomex de Investigação Marinho-Costeira do Golfo do México (1990-1997), comentou o recente vazamento de óleo na região. Reverter, não é possível, mas ao menos minimizar os danos, o quanto antes. Para ele, o acidente, além dos prejuízos ambientais, terá reflexos na economia, turismo e até nas atividades distantes da costa se não houver ações adequadas, o que será um desafio para as futuras gerações, principalmente as que vivem da pesca.

Durante a abertura da aula inaugural, o coordenador do curso, Prof. Dr. Milton Asmus destacou o esforço para concretizar o curso, que constitui o quarto Programa de Pós-Graduação do Instituto de Oceanografia da FURG. Esse esforço também foi ressaltado pelo diretor do Instituto, Prof. Dr. Carlos Alberto Garcia, como fruto de um longo percurso de atuação e pesquisas em gerenciamento costeiro.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Danilo Giroldo, lembrou que o curso é há muito tempo esperado e apresenta uma relação direta com a política de uma universidade voltada para o ecossistema costeiro, além de manter diálogo com os demais programas de pós-graduação do Instituto.

O reitor João Carlos Brahm Cousin destacou que a expansão nos programas de pós-graduação é resultado de políticas acertadas do governo federal, além de corresponder ao esforço e responder à demanda da comunidade. É uma satisfação ver que a FURG está em sintonia com a contemporaneidade.

 

Galeria

Prof. Yañes-Arancibia veio pela segunda vez a Rio Grande à convite da FURG

Prof. Yañes-Arancibia veio pela segunda vez a Rio Grande à convite da FURG

Assunto: Arquivo