Assinado contrato para obras no campus FURG Santa Vitória

Foi assinado na manhã desta terça-feira, 25, na Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande FURG, o contrato entre a Instituição e a Construtora Gazal Ltda, para obras no futuro campus da FURG em Santa Vitória do Palmar. Hoje, a Universidade tem o curso de Turismo Binacional naquele município, com aulas em prédio alugado da Associação Atlética Banco do Brasil.

O município de Santa Vitória cedeu a área onde será construído o campus, na rua Glicério de Carvalho, em frente ao Parque de Exposições Rurais. No local funcionou a Escola Agrícola, mas o prédio necessita de ampla reforma, desde a cobertura, passando por instalações elétrica, hidráulica e de informática, até calçadas e passarela entre as alas do prédio, que terá um total de 300m², aproximadamente.

Segundo o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da FURG, Mozart Martins, a obra que transformará a antiga escola em campus universitário vai custar R$ 293 mil, em recursos do orçamento da FURG e Ministério da Educação MEC, através do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais Reuni/Novos Campi. O campus terá salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, sala de professores, espaço administrativo, sanitários, refeitório e cozinha, no interior de uma ampla área para expansão.

INTEGRAÇÃO para o prefeito de Santa Vitória, Claudio Pereira que vem acompanhando todos os passos da implantação da FURG no município o curso de Turismo Binacional já muda o dia-a-dia da cidade, vendo-se a integração de professores e acadêmicos nas atividades desenvolvidas em Santa Vitória. Ele prevê que a Universidade vai ser partícipe do processo de desenvolvimento do município, que passa por mudanças na economia a partir da diversidade de atividades econômicas.

Já o reitor João Carlos Cousin ressaltou que deve ser valorizada esta integração através de iniciativas diversas, pois, com certeza, os acadêmicos vão responder positivamente nesta relação com a comunidade. Cousin lembrou que a FURG está em Santa Vitória há alguns anos com a Universidade Aberta do Brasil e, desde 2009, com curso presencial, que é um marco no desenvolvimento da região.

O diretor da Construtora Gazal, engenheiro João Messias Gazal, acentuou o fato de que a empresa é local, está no mercado há 30 anos sem alterar nome ou razão social, sendo responsável por várias obras na cidade. Para o reitor da FURG, esta é uma boa notícia. Ele explicou que a FURG está com muitas obras e busca evitar a ação de aventureiros, ou seja, empresas que venham de longe, sem conhecimento da realidade local e regional e sem condições de manter os empreendimentos contratados.

 

Galeria

Reitor assina contrato para obras no campus FURG SVP, ao lado do prefeito e do diretor da empresa

Reitor assina contrato para obras no campus FURG SVP, ao lado do prefeito e do diretor da empresa

Assunto: Arquivo