Faleceu o professor Daoiz Mendoza Amaral

Faleceu na noite de ontem, aos 89 anos, o professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande - FURG Daoiz Mendoza Amaral. O professor havia sofrido um infarto durante a semana. O corpo do professor Daoiz será cremado e está sendo velado no auditório Vicente Pias (área acadêmica do HU/FURG) até as 15h deste sábado, 15.

Daoiz Mendoza Amaral era Professor Emérito da FURG e foi homenageado também pelo Congresso Brasileiro de Educação Médica, em 2008, além de possuir outras homenagens de reconhecimento por sua dedicação ao ensino e à pesquisa em ciências médicas, como o Mérito Universitário. Mesmo aposentado, o professor Daoiz, conforme seus colegas e alunos, não se afastou da Faculdade, continuando a ter contato periódico com suas pesquisas, ex-alunos e colegas.

Mendoza Amaral, que era uruguaio, foi um dos pioneiros do curso de Medicina e fazia parte de uma família ligada à FURG por vários membros. A esposa, Maria Amalia Sassi de Mendoza, é professora aposentada; a filha Gabriela foi professora da Faculdade de Medicina e o filho, Raúl Mendoza-Sassi, é também professor da Famed e ex-diretor do Hospital Universitário - HU/FURG. O professor deixa ainda outra filha, professora da Universidade Federal de Pelotas.

 

Assunto: Arquivo