Alunos e professores assistem à palestra sobre clima global

A sala Estuários do Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), ficou lotada na manhã desta quarta-feira (24) durante a palestra Climate Gate y las Diversas Posiciones sobre o Calientamento Global y el Clima Futuro, da professora doutora Rosa Compagnucci. Durante cerca de duas horas a platéia ouviu com atenção o que falava, acompanhada de projeção de slides, a professora do Departamento de Ciências Atmosféricas da Universidade de Buenos Aires e pesquisadora do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas da Argentina.

O que mais a palestrante abordou foi a ação do homem em relação à natureza e as consequências para a elevação da temperatura, que tem provocado inúmeros fenômenos, como verões com temperaturas muito elevadas, secas e furacões, entre outros. Uma das questões levantadas foi sobre os antropogênicos (diz-se dos impactos no meio ambiente gerados por ações do homem). De acordo com a professora, é preciso que o ser humano trabalhe com fontes de energia limpas, aquelas que não poluem e evitam interferir na temperatura global.

No final da palestra, Rosa respondeu a perguntas de alunos e professores da FURG que quiseram dirimir algumas dúvidas e até mesmo apresentar suas idéias a respeito do tema em pauta. A promoção do evento foi da Escola de Climatologia de Outono. A instituição é organizada pelas Pós-Graduações em Modelagem Computacional da FURG, de Meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e de Sensoriamento Remoto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

Galeria

Plateia acompanhou com atenção a palestra da professora doutora

Plateia acompanhou com atenção a palestra da professora doutora

Assunto: Arquivo