Conselho Universidade-Sociedade realiza primeira reunião do ano

Diversos representantes de órgãos e entidades, públicos e privados, de diferentes segmentos da sociedade local e regional participaram na noite de quarta-feira, 17, da primeira reunião do ano de 2010 do Conselho de Integração Universidade-Sociedade (Cius), um espaço importante de interlocução com a sociedade, agora previsto no novo Estatuto da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O Conselho tem por objetivo promover convergência entre as demandas da sociedade e a produção de conhecimento desenvolvida na Universidade, com a participação de reitor, vice-reitor, pró-reitores e representantes de instituições e entidades organizadas da sociedade.

No auditório praticamente lotado do Campus Rio Grande do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS), antigo Colégio Técnico Industrial Prof. Mário Alquati, os participantes da reunião escolheram seus representantes na Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FURG e o grupo de trabalho falou sobre o andamento da proposta de Regimento Interno do Conselho.

O andamento da proposta de Regimento Interno foi relatado pela profª. Rita Patta Rache, que coordena o grupo de trabalho formado por Antony Rover Batista, da Câmara do Comércio do Rio Grande, Cláudio Engelke, do Conselho Municipal de Saúde, e Lúcia Regina Nobre, representante da FURG.

Para duas vagas na CPA foram definidos como titulares os representantes Jorge Luiz S. Bandeira, do Sindicato da Construção Civil do Rio Grande e Débora Nilce Alencastro, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Social e Cultural da Comunidade Negra e como suplentes Marta Janete Ribeiro Silva, representante da Escola de Educação Especial José Álvares de Azevedo, e José Assis de Ávila da Luz, representante da Associação de Moradores Amigos do Bairro Getúlio Vargas. Para orientar os participantes sobre o papel e as atividades da CPA, seu presidente, prof. Humberto Piccoli, fez uma breve explanação.

Presidiu a reunião do Conselho Integrado Universidade-Sociedade o vice-reitor da FURG Ernesto Luiz Casares Pinto, o qual manifestou a importância estratégica da avaliação, identificando as potencialidades e fragilidades, na busca permanente da melhoria do funcionamento da Universidade. Destacou ainda a imprescindível participação da sociedade, uma forma inclusive de prestar contas sobre a qualidade do nosso trabalho, concluiu.

Participaram do encontro os pró-reitores de Extensão e Cultura em exercício, Rita Patta Rache; Assuntos Estudantis, Luiz Laurino; Infra-Estrutura, Ernesto Luiz Gomes Alquati; e Pesquisa e Pós-Graduação, Danilo Giroldo. Entre os representantes de secretarias de Educação dos municípios da região estiveram presentes os secretários Léia da Silva Feijó, de Santa Vitória do Palmar, e Claudio Omar Nunes, do Rio Grande.

 

Assunto: Arquivo