FURG avalia estudantes para concessão de benefícios

A ala norte do Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul) se transformou em um local de avaliação e seleção sócio-econômica para a inclusão de estudantes nos subprogramas de alimentação, transporte e moradia, bolsa permanência e auxílio pré-escola. Desde segunda-feira (15) é naquele local que psicólogos, pedagogos e assistentes sociais ouvem os alunos de baixa renda novos ou já com experiência de Universidade.

A acadêmica do curso de Pedagogia, Fransuelem Santos, de Rio Grande, considera muito importantes esses programas não somente como apoio, mas oportunizam uma visão mais ampla da Instituição. O aluno se sente parte da Universidade, assinala. Esse é o terceiro ano que Fransuelem busca alcançar os subprogramas que são conduzidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). Nos dois anteriores ela obteve sucesso, tendo, inclusive, uma bolsa permanente de estudos.

Caio Cezar Pereira Demilo veio de São Paulo e tenta o segundo ano de auxilio com os benefícios da FURG. Militar do Exército, decidiu abandonar a carreira para cursar Arqueologia. Atualmente divide o local onde mora com colegas universitários, o que diminui as despesas com moradia. Esses subprogramas são fundamentais para quem tem limitações de recursos e necessita estudar, opina.

Uma acadêmica de Biologia, que preferiu não se identificar, diz que se não fossem os benefícios dificilmente conseguiria estar na Universidade. Não tenho reparos a fazer dessas ações da FURG que são muitos boas, explica ela.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Luis Laurino, informa que houve um aumento no número de solicitações. No ano passado, inicialmente foram 850. Agora, em torno de 2.500 pedidos. Segundo ele, os pedidos são atendidos de acordo com o orçamento destinado para esse segmento. Na sexta-feira a FURG divulgou a primeira listagem com o nome e a data das entrevistas dos alunos. Laurino acrescenta que outras listagens devem ser divulgadas.

 

Galeria

Estudantes buscam apoio da Universidade

Estudantes buscam apoio da Universidade

Assunto: Arquivo