Experiência de extensão no Paraná encanta público na abertura da MPU

Uma experiência extensionista no Paraná que tem dado certo e atendido milhares de famílias encantou o público que assistiu à primeira conferência da 8ª Mostra da Produção Universitária MPU da FURG, na noite de terça-feira, 10. A palestra foi do pró-reitor de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, professor Wilson Zonin.

A Universidade sem Fronteiras é um programa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do estado paranaense e une uma grande rede de instituições estaduais: seis universidades e várias faculdades isoladas. Este programa inclui áreas de apoio às ciências, às licenciaturas e todas as áreas da Educação, levando a regiões de todo Paraná ações de extensão em apoio às comunidades, baseadas nas demandas apresentadas pelas populações. Através dele, por exemplo, a Unioeste presta apoio a famílias de agricultores que estão recebendo assistência técnica, lições ambientais, de agricultura sustentável e de segurança alimentar.

Várias delas desistiram de plantar fumo e passaram a plantar alimentos, ampliando a renda familiar de cerca de R$ 500 para R$ 1.500,00 mensais. Outras passaram a produzir também artesanato e outros produtos de boa qualidade, aumentando a possibilidade de ganhos. Participam do programa professores e bolsistas de todas as áreas de ensino, ficando também articulada a pesquisa junto ao trabalho.

Os resultados foram apresentados como destaque em evento na França, onde a região de Rhône-Alpes enviou representantes para o Brasil, a fim de aprenderem na prática como está sendo feito o Universidade Sem Fronteiras, considerado o maior programa de extensão universitária do Brasil, e implantar naquela região francesa um programa semelhante. O Universidade sem Fronteiras também foi destaque no programa Globo Universidade.

 

Galeria

Assunto: Arquivo