Espaço Ecumênico FURG: para valorizar a vida

Um espaço para reflexão e valorização da vida, com respeito a todas as crenças, com uma bela vista para o lago e o verde do Campus Carreiros. Este é um resumo do Espaço Ecumênico da FURG, inaugurado por um Culto, com participação de representantes de várias religiões e crenças, na manhã deste domingo, 25. O culto abriu as festividades de comemoração dos 40 anos da Universidade Federal do Rio Grande FURG.

Estiveram presentes ao ato mais de 50 pessoas no novo Espaço Ecumênico, junto ao Centro de Convivência do campus. A decoração e o preparo do local incluíram uma mandala no centro do espaço, com elementos da Natureza e que estão presentes em quase todas as manifestações religiosas. Uma segunda mesa abrigou os símbolos das diversas religiões presentes, desde as Igrejas Católica Romana e Luterana até a Igreja Messiânica (Joh-rei), passando pelo Kardecismo e o Budismo.

Todos os oradores ressaltaram a importância do momento e de uma Universidade, centro do saber e da Ciência, oferecer um espaço para o desenvolvimento da cultura da Paz e do Amor, objetivo maior de todas as religiões, através da ligação com Deus, em diferentes formas de chamá-Lo.

O ESPAÇO Desvinculado de qualquer religião, o Espaço Ecumênico fica no Campus Carreiros, Centro de Convivência, num projeto que valoriza a vista para o lago, abrindo-se inteiramente a ele através de paredes envidraçadas, recebendo luz natural e o brilho das águas. A idéia é proporcionar um ambiente aprazível para reflexão e espiritualidade.

É formado também por uma praça contemplativa de 93m², com jardim e acesso pelo deck de madeira que circunda o lago, protegido por um pergolado de 9m². Capacidade para receber grupos de até 40 pessoas.

COMEMORAÇÕES - A programação de aniversário da FURG vai até o dia 31 de outubro. Nesta segunda-feira, 26, haverá pela manhã palestra-aula e oficinas sobre a arte do Ikebana, abertura da 12ª Semana Acadêmica de Engenharia Química e abertura da exposição Paris dans as splendeur (em homenagem à falecida professora Lyubá Duprat e ao Ano da França no Brasil). À tarde, entrega de shorinkas (flores) no Hospital Universitário e confraternização das unidades do HU. À noite, reunião do Conselho de Integração Universidade-Sociedade, no auditório do Centro de Convívio dos Meninos do Mar.

 

Galeria

Reitor saúda participantes do Culto Ecumênico

Reitor saúda participantes do Culto Ecumênico

Assunto: Arquivo