GPA da FURG participa de competição de voo em SP

Na manhã desta quarta-feira, 21, o Grupo de Pesquisa em Aerodinâmica (GPA), formado por alunos do curso de Engenharia Mecânica da FURG, partiu em viagem para São José dos Campos, em São Paulo, onde irá participar da competição SAE Brasil Aerodesign pela terceira vez. Promovida anualmente pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade, a 11ª edição da disputa irá reunir cerca de 70 equipes nos dias 23, 24 e 25. Além dos grupos brasileiros, equipes de outros países, como México, Venezuela e Índia, integram a competição deste ano.

A equipe da FURG, coordenada pelo professor Dr. Cláudio Rodrigues Olinto, apresenta na competição o terceiro avião construído, melhor do que o anterior em desempenho e resistência. O segundo modelo, feito de madeira balsa, isopor, fibra de vidro, durex e nylon, a um custo de R$500, deu lugar ao protótipo desenvolvido com fibra de carbono, com investimento de R$4 mil. O projeto do novo avião recebeu apoio financeiro da Universidade. A principal diferença entre os dois é o peso. Conseguimos fazer um avião nas mesmas dimensões do antigo, mas mais leve, conta Rafael Nadalin, acadêmico do 3° ano de Engenharia Mecânica.

Segundo o coordenador da equipe, o trabalho que o grupo realiza, da pesquisa à construção dos aviões, permite que os alunos vivenciem a profissão e movimenta o laboratório termofluídico. Não se ensina aerodinâmica ou engenharia aeroespacial na Engenharia Mecânica, por exemplo. Eles podem aprender uma ciência nova dentro do curso, explica Cláudio Olinto. O laboratório está sempre cheio, agora os alunos vivem aqui dentro, comentou o professor.

O primeiro projeto aerodinâmico da equipe, um aeromodelo artesanal, inscrito na 9ª SAE Brasil Aerodesign, realizada em 2007, obteve a 40ª colocação na classificação geral entre 74 equipes e a 35ª colocação na competição de voo. Na competição do ano passado a equipe ficou na 28ª posição, entre 77 equipes nacionais e internacionais. O uso da fibra de carbono na produção do terceiro modelo poderá colocar a GPA entre as equipes de ponta da disputa.

16 alunos atuaram na fabricação do novo avião. Um grupo dedicou-se principalmente ao estudo e outro cuidou da execução do projeto. O teste final de voo do protótipo aconteceu na tarde de ontem, terça-feira, 20, na Via1. Além da competição de voo, a SAE Brasil Aerodesign prevê apresentação oral do projeto a uma banca composta por especialistas da área.

Compõem a equipe GPA os alunos Uilian Lehnhard, Fábio Vaz da Silva, William Almeida, Matheus Gallo, Anderson Correia, Luciane de Oliveira, Bruno Schuster, Rafael Nadalin, Álvaro Krause, João Bolli, Gustavo Husak, Marcos Oliveira, Thiago Nogueira, Vinícius Tuppy e Vinícius Sepetauskas.

Créditos Foto: Andréia Pires

 

Assunto: Arquivo