CTI/Campus Rio Grande escolhe representantes para o Conselho Superior

Estão abertas as inscrições para a sociedade civil e egressos

Escolhidas as representações docente, discente e técnico administrativo do CTI/Campus Rio Grande para o Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), falta a definição dos representantes de egressos (ex-alunos) e da sociedade civil. As inscrições de candidaturas para a participação de membros da comunidade externa no Conselho Superior estão abertas até 13 de outubro.

Órgão máximo do CTI/Instituto Federal, o Conselho Superior tem caráter consultivo e deliberativo. É composto pelo Reitor, pelos Diretores Gerais, por representantes dos docentes, dos servidores técnicos administrativos, dos discentes, dos egressos, da sociedade civil e do Ministério da Educação (MEC).

Para a representação da sociedade civil, as entidades deverão indicar um membro titular e um suplente, sem vínculo profissional ou estudantil vigente com o IFRS. O sorteio público irá definir os membros titular e suplente, em caso de mais de uma entidade inscrita. Se não houver inscrições para o segmento correspondente, o Colégio de Dirigentes poderá indicar três entidades a serem convidadas, por ordem de prevalência, para compor o Conselho Superior. O nome de cada membro do Conselho Superior, indicado por seus pares, colegiado ou superior hierárquico, deverá ser informado à Reitoria por ofício, acompanhado de documentação ou ata do processo de escolha.

Os egressos que não tenham vínculo profissional ou estudantil vigente com a Instituição podem candidatar-se à representação. Os membros titular e suplente serão definidos por sorteio público. O primeiro sorteado será membro titular e o segundo, suplente. Caso não haja inscrição para esse segmento, o Colégio de Dirigentes irá solicitar às entidades de ex-alunos já constituídas a indicação de um representante por entidade. Nesse caso, a titularidade e suplência também serão determinadas por sorteio público.

A inscrição com os dados do egresso deve ser enviada para a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, através do e-mail jesusborges@ifrs.edu.br, aos cuidados do professor Jesus Borges. O campo assunto deve ser preenchido com Conselho Superior: Egresso e na mensagem devem constar as seguintes informações do candidato: nome completo, nome da instituição onde colou grau, curso realizado, CPF, RG, endereço comercial e residencial, telefone e e-mail.

A composição completa do Conselho Superior será publicada no site do IFRS (www.ifrs.edu.br) até o dia 30. O edital de Chamada Pública e outras informações podem ser acessados na página do Instituto.

Representantes docente, discente e técnico administrativo

No dia 30 de setembro, o Campus Rio Grande definiu seus representantes docente, discente e técnico administrativo para o Conselho Superior do CTI/IFRS. O professor José Francisco Baroni (titular) e a professora Deise Aquino (suplente) foram os membros eleitos pelos docentes. No segmento técnico administrativo, Daniela Volz foi escolhida representante, com a suplência de Caroline Anca.

A representação discente foi escolhida por votação organizada pelo Grêmio Estudantil do campus, na última sexta-feira, 2. O processo eleitoral contou com 16 candidatos e 285 alunos votantes. Amanda Garcia foi eleita titular, com 112 votos, e Alexandro Dutra, suplente, com 46.

 

Assunto: Arquivo