FURG já tem novo Estatuto

Desde o final de 2007, após aprovado pelo Conselho Universitário, a Universidade Federal do Rio Grande FURG, aguardava a aprovação, pelo Ministério da Educação, do novo Estatuto. Isto ocorreu através da Portaria nº 31, do MEC, de 16 de abril de 2008, publicada no Diário Oficial da União no dia seguinte.

A aprovação foi informada pelo reitor João Carlos Cousin a todas as unidades da FURG e às associações classistas ligadas à Universidade. Foi expedida a Portaria nº 653/2008, determinando que, a partir de 5 de maio de 2008, em todos os atos, registros, documentos e comunicações oficiais, expedidos por qualquer unidade, seja suprimida a palavra Fundação do nome da Instituição, pois, pelo novo Estatuto aprovado, a denominação oficial passa a ser Universidade Federal do Rio Grande FURG. Como já ocorre com outras universidades (UnB, UFPel, UFSCar, etc) não muda o sistema jurídico de criação a Instituição, sendo suprimida somente a palavra Fundação na denominação oficial.

Entre os anos de 2006 e 2007, a comunidade universitária fez amplo debate sobre a necessidade de mudanças no Estatuto e na estrutura organizacional da Instituição, para se adaptar aos novos tempos e novas necessidades de ensino, pesquisa, extensão e planejamento institucional. A aprovação do Estatuto pelo MEC permite começar agora uma nova etapa de organização da Universidade.

 

Assunto: Arquivo