Furg é representada em II Simpósio Brasileiro de Comunicação Científica

A Profª. Drª. Angélica Conceição Dias Miranda, do Departamento de Biblioteconomia e História da Furg, representará a Universidade em mesa redonda sobre Portais Científicos na Universidade Federal de Santa Catarina Ufsc, no II Simpósio Brasileiro de Comunicação Científica, falando sobre experiência na Furg.

A mesa redonda intitulada A construção de Portais de publicações periódicas científicas pelas universidades brasileiras: repercussões para a comunicação científica ocorrerá dia 6 de maio, das 9h às 10h30min, contará com a presença de Ari Lazzarrotti Filho (UFG), Maicon Tenfen (Furb), Suely de Brito Clemente (Unesp), Angélica C. D. Miranda (Furg) e Ursula Blattmann (Ufsc) e será mediada por Valdir Soldi Pró-Reitor de Pós-Graduação da Ufsc.

A Ufsc lança no dia 5 de maio seu portal de periódicos, que vai funcionar no endereço www.periodicos.ufsc.br. O objetivo é agregar as revistas científicas eletrônicas da universidade e algumas publicações que estão se tornando híbridas além da versão impressa estão produzindo também uma versão online. A iniciativa integra esforço mundial da comunicação científica de produzir cada vez mais material de acesso aberto os chamados open archives. A previsão é de que, inicialmente, 25 revistas integrem o portal, ainda que com arquivos não completos, e que durante este ano seja concluído o processo de migração de 10 revistas.

O lançamento será realizado durante o II Simpósio Brasileiro de Comunicação Científica, que acontece nos dias 5 e 6 de maio, no auditório da Reitoria. O evento é uma iniciativa da revista Encontros Bibli: revista eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação e a realização é do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação.

 

Assunto: Arquivo