Cerca de 600 professores, pesquisadores e autoridades da área de educação a distância estiveram presentes no 5º Congresso Nacional de Ensino Superior a Distância e no 6º Seminário Nacional da Associação Brasileira de Ensino a Distância - Abed. Entre os participantes, cerca de 20 eram representantes da Furg. O evento aconteceu no município de Gramado, de 22 a 25 de abril promovido pela Unirede e com a coordenação das Universidades do Rio Grande do Sul.
Cada ano um estado do Brasil, representado por uma Universidade, fica responsável pela organização do evento. Nesse, a organização ficou com o estado do Rio Grande do Sul, e a Ufrgs como a Universidade responsável pela coordenação, juntamente com um representante das outras Universidades que participam da Unirede como a Furg por exemplo, explica a coordenadora do programa Universidade Aberta do Brasil UAB, na Furg, Ivete Pinto.
A proposta do evento é que se debata a realidade da educação a distância no Brasil. A promoção do evento é da Unirede que esse ano teve como parceira a Abed. Essa parceria enriqueceu o evento, trouxe um olhar diferente. Outro fator importante, e que foi novidade, é que foi proposto dar um cunho mais científico ao Esud, e o resultado foi bem positivo, afirma Pinto.
Devido ao cunho científico dado ao evento, foram apresentados 105 trabalhos de pesquisa, quatro deles apresentados por pesquisadores da Furg. O evento contou com a participação de pesquisadores de renome, além da participação de Barney Pytiana da Universidade da África do Sul, através de vídeo conferência e do Professor Jarí Multisita da Universidade da Finlândia.