Pesquisadores da Furg iniciam cruzeiro em águas da Antártica

Presença brasileira no Ano Polar Internacional

Pesquisadores da Furg iniciam cruzeiro em águas da Antártica

O projeto SOS-Climate (Estudos no Oceano Antártico Associados ao Clima Global), desenvolvido por pesquisadores da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), iniciou hoje suas atividades de pesquisas a bordo do navio Ary Rongel em águas ao redor da Península Antártica. As pesquisas multidisciplinares são conduzidas pelo Grupo de Oceanografia de Altas Latitudes (GOAL), coordenado pelo Prof. Carlos Garcia da FURG, e objetivam nesta etapa estudar os mecanismos de transporte de águas profundas na região do talude (entre o continente e o oceano aberto) na Antártica. As águas densas do fundo oceânico, nesta região, propagam-se para todos os oceanos globais, desempenhando papel relevante na manutenção de um cinturão de correntes global, com efeitos significativos no clima terrestre. Estudos sobre a dinâmica das populações de microalgas marinhas, sobre as trocas de gases do efeito estufa, na interface atmosfera-oceano, dos aerossóis atmosféricos (partículas dispersas na atmosfera), serão também realizados pelo GOAL. Pesquisadores da Universidade de Lisboa (Portugal) e da NASA (Estados Unidos) também integram o grupo e o projeto neste cruzeiro. Estas pesquisas estão inseridas no programa do Ano Polar Internacional (API) que teve seu início em março de 2007.

No último fim de semana, o navio Ary Rongel e a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) receberam a visita do Presidente Lula e esposa Marisa Letícia, além dos ministros Sérgio Resende, da Ciência e Tecnologia, Nelson Jobin, da Defesa, e Franklin Martins, da Comunicação Social, durante as comemorações dos 25 anos de presença brasileira no continente Antártico. Na ocasião, alguns coordenadores de projetos de pesquisa participaram de almoço comemorativo com a comitiva presidencial e tiveram a oportunidade de expor as necessidades do Programa Antártico Brasileiro, visando sua expansão para os próximos anos. Os Profs Carlos Garcia e Mauricio Mata, do Departamento de Física da FURG, conversaram com o Presidente Lula, reiterando a necessidade de novo navio oceanográfico dedicado às pesquisas oceanográficas em águas ao redor daquele continente. A receptividade do presidente às reivindicações da comunidade científica e dos coordenadores do Proantar foi excelente, com previsão de reuniões em Abril no Brasil, para continuidade das discussões e ações subseqüentes.

SOS-Climate - É um projeto específico na área de Oceanografia, desenvolvido por pesquisadores da Furg, que contempla as áreas de física, química e biologia e está integrado a quatro propostas internacionais, que incluem diversos países, recomendadas pelo Comitê Conjunto do Ano Polar Internacional: SASSI (estudos integrados entre a plataforma e talude continental antártico), ICED-IPY (integrando ecossistema e clima), CASO (clima e oceano antártico) e CRAC-ICE (rede para estudo do desprendimento de icebergs na Antártica). O SOS-Climate foi aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e recebeu R$ 3,4 milhões para aquisição de equipamentos, material de consumo e bolsas para graduados e pós-graduados em oceanografia e áreas correlatas.

Mais informações sobre o projeto SOS-Climate podem ser encontrado na página www.goal.ocfis.furg.br.

Ano Polar Internacional (API) É um programa científico global de estudos interdisciplinares sobre as regiões polares do Globo Ártico e Antártica, que acontece entre março de 2007 e março de 2009.

 

Assunto: Arquivo