Projeto Rondon: Equipe Furg já está atuando no interior do Piauí

Desde 14 de janeiro, a equipe da Furg selecionada para participar do Projeto Rondon 2008 - Operação Grão-Pará, está no município de Pedro II, Estado do Piauí, realizando oficinas de capacitação de professores, agentes de saúde e atuando diretamente com a comunidade.

O Projeto Rondon retomou suas atividades em 2005, após ter sido extinto em 1989, e visa a troca de conhecimentos e vivências entre estudantes universitários e comunidades do interior do Brasil. O projeto tem por finalidade a formação de multiplicadores das ações que estão sendo desenvolvidas durante as duas semanas que a equipe permanecerá no município.

A equipe da Furg é composta por duas professoras coordenadoras, Eliane Cappelletto (Departamento de Física) e Márcia Viegas (Departamento de Letras e Artes), e seis estudantes, Aline Deyques (Letras/Português), Cristiane Bianchini (Enfermagem), Michele Meneses (Enfermagem), Pedro Dias (Medicina), Rafaele Araújo (Física) e Virgínia Borges (Biblioteconomia).

As oficinas abordam temas relacionados a meio ambiente, tratamento de água, doenças endêmicas, aleitamento materno, DSTs e AIDS, controle social, drogas, leitura, literatura e dança, inclusão digital, astronomia, ciências, trânsito, entre outros. Conforme a equipe, a receptividade da comunidade tem sido muito boa e as oficinas já realizadas superaram as expectativas.

As visitas à comunidade proporcionam a troca de saberes e a aproximação da universidade e da população do interior. Os estudantes também têm a oportunidade de sentir de perto a realidade que antes era somente conhecida através dos meios de comunicação.

O retorno da equipe para Rio Grande está marcado para 29 de janeiro.

 

Assunto: Arquivo